Prêmio Jabuti 2025 será entregue no Rio de Janeiro, capital mundial do livro pela Unesco

Prêmio Jabuti 2025 será entregue no Rio de Janeiro © Divulgação Blog do Arcanjoo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Neste Dia do Livro, 23 de abril, o Prêmio Jabuti anunciou uma importante novidade. Em 2025, o Prêmio Jabuti — maior e mais tradicional reconhecimento do mercado editorial brasileiro — terá sua cerimônia de premiação realizada no Rio de Janeiro, em novembro. A escolha da cidade, que neste ano detém o título de Capital Mundial do Livro pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), reforça o compromisso da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a valorização da leitura e da produção literária. 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro será a sede do Prêmio Jabuti 2025 © Riotur Divulgação Blog do Arcanjo 2025

A cerimônia será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e acontecerá no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro carioca. Para marcar esse momento, a 67ª edição do Jabuti contará com uma nova categoria: o Jabuti Especial Fomento à Leitura, voltado exclusivamente a projetos realizados na cidade do Rio. Os vencedores receberão uma estatueta alusiva à Capital Mundial do Livro e o prêmio de R$ 5 mil. A ação integra uma programação mais ampla da CBL na cidade, que inclui encontros com autores e editores premiados, a participação do Jabuti na Bienal do Livro do Rio e atividades de divulgação internacional da literatura brasileira. 

“A literatura tem o poder de ecoar os sons do mundo, de ressignificá-los e torná-los comuns a todos nós. É isso que o Jabuti celebra há 67 anos — a capacidade da palavra escrita de interpretar o nosso tempo. Realizar a cerimônia no Rio, em um ano tão simbólico, é renovar esse pacto com a criação, com a memória e com o futuro”, afirma Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade responsável pela premiação. 

A Câmara também realizará ações com o Prêmio Jabuti em feiras internacionais — como Londres, Frankfurt, Bolonha, Bogotá, Buenos Aires e Guadalajara — com o objetivo de projetar a literatura brasileira no exterior, fortalecendo a bibliodiversidade e a proteção aos direitos autorais. 

Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti, ressalta o simbolismo da escolha do Rio para a realização das ações da premiação deste ano: “Celebrar o Jabuti no Rio é uma forma de reconhecer a cidade como um centro da cultura. O Teatro Municipal, com sua história e grandiosidade, amplifica as vozes da literatura e honra os criadores que moldam nossa identidade cultural”. 

aerial photography of sugarloaf mountain in guanabara bay rio de janeiro rj brazil
Rio de Janeiro é a Capital Mundial do Livro pela Unesco © Photo by Thiago Matos on Pexels.com Blog do Arcanjo 2025

67ª edição do Jabuti 

Outra grande novidade, já anunciada, é o prêmio especial para o vencedor da categoria Livro do Ano. Em celebração ao Ano da Cultura Brasil-Reino Unido, o autor premiado será contemplado com uma viagem à Feira do Livro de Londres, com credencial para acesso ao evento, passagem aérea, hospedagem, alimentação e uma agenda exclusiva organizada pela CBL, entre encontros, palestras e ações de divulgação de sua obra. O vencedor também receberá a tradicional estatueta do Jabuti e R$ 70 mil. 

Além do Livro do Ano, o Jabuti conta com 22 categorias, divididas em quatro eixos. No eixo Literatura, as categorias são: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance de Entretenimento e Romance Literário. No eixo Não Ficção, poderão ser inscritas obras nas categorias Artes, Biografia e Reportagem, Economia Criativa, Educação, Negócios e Saúde e Bem-estar. No eixo Produção Editorial, as inscrições avaliadas serão nas categorias Capa, Ilustração, Projeto Gráfico e Tradução. Já no eixo Inovação, as categorias são: Escritor Estreante – Poesia, Escritor Estreante – Romance, Fomento à Leitura e Livro Brasileiro Publicado no Exterior. 

Nesta edição, as obras vencedoras também ganharão mais visibilidade em eventos nacionais e internacionais. Para isso, as editoras vencedoras de cada categoria deverão enviar cinco exemplares físicos da obra premiada à sede da Câmara Brasileira do Livro, para ações de promoção e divulgação nos estandes e espaços de exposição da CBL. 

Podem concorrer obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, com ficha catalográfica e ISBN emitidos no Brasil no mesmo período, e que não tenham utilizado recursos de Inteligência Artificial, exceto nos casos em que seu uso esteja claramente identificado como citação, exemplo, estudo, debate ou crítica. 

assorted books on book shelves
Inscrições ao Prêmio Jabuti podem ser feitas até 15 de maio © Photo by Element5 Digital on Pexels.com

Inscrições 

As inscrições para o Prêmio Jabuti devem ser feitas pelo site www.premiojabuti.com.br até 15 de maio de 2025. Nesta edição, a CBL oferecerá um desconto para todas as inscrições realizadas até as 18h (Horário de Brasília) de 25 de abril de 2025. 

A promoção é válida para todos os participantes: Associados CBL, Autores Independentes, Associados a Entidades Congêneres e Não Associados da CBL, em todos os tipos de inscrição: Obra individual ou Coleção. Os valores e mais informações estão disponíveis no regulamento oficial do prêmio, no site premiojabuti.com.br

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *