Cineguá tem cinema ao ar livre em Paranaguá e na Ilha do Mel no Paraná

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Imagine que delícia ver filmes clássicos do cinema internacional e brasileiro ao ar livre em uma das cidades mais charmosas do Paraná. Neste e no próximo fim de semana, as praias e estações históricas de Paranaguá, no litoral paranaense, se transformarão em verdadeiros templos da sétima arte com a segunda edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá. Entre os dias 11 e 20 de abril, o evento trará uma seleção de clássicos do cinema mundial e estreias nacionais, permitindo que a população e os visitantes desfrutem de grandes histórias em telões ao ar livre.
As exibições serão realizadas em locais icônicos como a Estação Ferroviária de Paranaguá e a Praia do Trapiche, na Ilha do Mel, onde telões de mais de 400 polegadas proporcionarão uma experiência cinematográfica única. “O festival é uma oportunidade para os moradores vivenciarem a magia do cinema em seu próprio ‘quintal'”, afirma Antônio Gonçalves Jr., um dos organizadores do evento.
O público poderá reviver obras-primas como “Nosferatu – O Vampiro” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, além de animações inesquecíveis como “O Rei Leão”. Também estão na programação estreias brasileiras, como “Oeste Outra Vez”, estrelado por Babu Santana, e “Virginia e Adelaide”, de Yasmin Thainá e Jorge Furtado. Clássicos contemporâneos como “Durval Discos” e “Para Minha Amada Morta” também fazem parte do line-up.

O festival não se limita apenas às exibições, promovendo ainda conversas com importantes figuras do cinema. Na abertura, o ator Sérgio Marone irá participar de um bate-papo, e Fernando Alves Pinto discutirá os dez anos de “Para Minha Amada Morta”. Além disso, o curta-metragem “Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo”, de Juan Roseno, abordará a arquitetura colonial parnanguara e seu estado de abandono.
Com uma programação diversificada e acessível, o Cinenaguá se reafirma como um dos principais eventos culturais do litoral paranaense, atraindo cinéfilos e curiosos para uma celebração da arte cinematográfica em meio à natureza exuberante.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.