Elefante aborda racismo e abandono em sessão grátis no Teatro de Contêiner

Grupo Teatral Entre Atlânticas apresenta peça “Elefante” em sessão gratuita © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

No dia 14 de fevereiro, próxima sexta, às 20h, o Teatro de Contêiner receberá a peça “Elefante”, do grupo teatral Entre Atlânticas, em uma sessão gratuita que marca a abertura do programa Rumos Itaú Cultural. Com direção de Diddío Gonçalves e dramaturgia de Beatriz Nauali, a obra aborda relações raciais no ambiente doméstico, convidando o público a uma reflexão profunda sobre memória e invisibilidade.

A narrativa gira em torno de Célia, uma matriarca branca que, sofrendo de Alzheimer, se encontra em situação de abandono. A visita de seu neto revela uma série de encontros que desafiam as dinâmicas familiares, especialmente com a figura de Xhosa, a empregada doméstica que, simbolicamente, se torna invisível para a família. “A peça convida a uma volta de 360º no olhar”, afirma Nauali, ressaltando a necessidade de enxergar o invisível e refletir sobre o racismo e o esquecimento social.

Com cenografia que dialoga com as obras de Arthur Bispo do Rosário e Stella do Patrocínio, “Elefante” promete uma experiência que mistura drama, suspense e elementos do absurdo. Os ingressos podem ser retirados no site da Sympla.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *