28ª Mostra de Cinema de Tiradentes tem programação especial para as crianças

Mostrinha foca nas crianças na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Lara Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais

As crianças têm seu espaço garantido no último fim de semana da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Uma programação especial foca no público infantil, com a “Mostrinha de Cinema” e o espetáculo “Selvage(ria)”. As atividades são gratuitas e acontecem no sábado, 1º de fevereiro.

A “Mostrinha de Cinema” tem início às 10h30, na Cine-tenda, com a exibição de seis curtas-metragens que prometem encantar crianças de todas as idades. A seleção inclui animações e filmes live-action, com histórias que abordam temas como família, tradição, imaginação e aventura. 

Os pequenos vão se divertir com “O chapéu do Zezéu”, uma animação em stop motion feita por alunos de Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte. Vão se encantar também com a animação mineira “Eu e o boi, o boi e eu”, que conta a história de uma menina que descobre a tradição da festa do Boi da Manta. E tem mais! “Déia e Dete”, animação de Cataguases, mostra a ligação entre duas personagens e aposta no fantástico. Já a ficção paulista “A mais bela história de princesa” explora a relação entre avó e neta, com referências a contos africanos. Para completar, a animação mineira “Cine quarto” fala sobre um menino que cria um cinema dentro de seu quarto e a ficção “Outro lugar”, do Mato Grosso, mostra as aventuras de uma menina em um mundo de dragões.

Logo após a Mostrinha, às 12h30, o Cine Petrobras na Praça recebe o espetáculo “Selvage(ria)” que busca a palhaçaria por meio da linguagem das máscaras teatrais, técnica que elege o corpo como principal meio de comunicação e troca com a platéia. O intuito é propor uma reflexão entre civilidade X Selvageria através de um jogo palhacesco que mescla acrobacia, mágica, dança e música. Em uma espécie de intercessão entre o circo e o teatro, o público é convidado a vivenciar esse pequeno passeio selvagem sob o viés do riso, do lúdico e da crítica.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da Universo Produção.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *