Atriz em transformação, Bruna Linzmeyer é homenageada na Mostra de Cinema de Tiradentes: ‘Festa de 15 anos’

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*
Reportagem de FELIPE ROCHA**
A artista Bruna Linzmeyer, de 32 anos, é a grande homenageada da 28a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes e circula com simpatia e naturalidade pela cidade histórica mineira. O evento da Universo Produção começou no dia 24 de janeiro e segue até dia 1° de fevereiro, com uma programação que abrange 140 filmes de 21 estados que trazem a diversidade e a essência do audiovisual brasileiro. “Estou me sentindo em uma festa de 15 anos”, confessou ao Blog do Arcanjo, lembrando o tempo que tem de carreira artística.

Apesar de jovem, a homenageada chama a atenção pela sua versatilidade, pelo seu talento e por sua trajetória múltipla no cinema brasileiro. Para que o público conheça mais sobre seus 15 anos de carreira, a programação apresenta 10 filmes em que atuou, entre eles os longas Baby (2024), Medusa (2021), O filme da Minha Vida (2017) e A Frente Fria que a Chuva Traz (2016) e os curtas Se Eu tô Aqui é por Mistério (2024) e Alfazema (2019).

Natural de Corupá, Santa Catarina, aos 16 anos Bruna Linzmeyer se mudou para São Paulo para investir na atuação e trabalhar como modelo. Atriz hoje consagrada, corajosa e diversa, ela coleciona uma multiplicidade de papéis emblemáticos na televisão: uma personagem autista na novela Amor à Vida, a jovem Madeleine no remake de Pantanal, a dançarina Anabela em Gabriela e a professora Juliana em Meu Pedacinho de Chão.

A atriz chegou a Tiradentes mexendo o coração e roubando a atenção do público, esbanjando simpatia, entusiasmo e carisma. Fã de Maria Bethânia e Luedji Luna, ela recebeu na cerimônia de abertura, realizada na última sexta, 24 de janeiro, o Troféu Barroco das mãos de seus pais, que elogiaram a garra da filha. Ao lado de diretores de seus filmes, como Neville D’Almeida e Marcelo Caetano, ela celebrou a presença no evento e agradeceu a homenagem, lembrando das dificuldades do ofício da atriz, sempre dependendo do olhar dos outros para conquistar novas personagens desafiadoras.

Sobre a importância da Mostra de Cinema de Tiradentes, onde já esteve para “um rolê com amigos” e também para apresentar filmes, Bruna destacou o carinho pelo evento ao Blog do Arcanjo: “A Mostra Tiradentes é muito especial, eu tenho um carinho muito grande, ela fala desse cinema desviante, que às vezes a gente só consegue assistir aqui, que abre espaço para filmes que não tiveram em outros grandes festivais do mundo”.

A atriz ainda defendeu o apoio público a este tipo de cinema independente. “A importância das políticas públicas dos patrocinadores, tem a ver com esse lugar de pertencimento, do poder da cultura, que é a longo prazo. Então, a gente merece ter esse reconhecimento, pois somos muitos trabalhadores. Trabalhamos muito. E é muito bonito quando a gente vê Ainda Estou Aqui lá no Oscar. Acho que é também uma valorização dessas pessoas que fazem esse trabalho”, afirma.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da Universo Produção.
**Felipe Rocha é estudante de jornalismo da UFSJ sob supervisão de Miguel Arcanjo Prado.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.