Tiradentes em Cena discute curadoria e mediação em processo no Instituto Rouanet

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes – MG*
Curadoria e Mediação em Processo foi o tema da roda de conversa gratuita promovida pelo Tiradentes em Cena no Instituto Rouanet, na cidade histórica mineira, nesta quinta, 19 de dezembro.
Sob direção de Aline Garcia, o Tiradentes em Cena é uma das principais mostras de artes cênicas de Minas Gerais, colecionando em sua trajetória presenças de peso, como Bibi Ferreira, Paulo Betti, Inês Peixoto, Christiane Torloni e Matheus Nachtergaele, entre outros.
A roda de conversa reuniu interessados na produção cultural e nas artes cênicas no charmoso espaço na Rua Direita 248, no centro histórico tiradentino.
O evento teve abertura da diretora do Tiradentes em Cena, Aline Garcia, e a presença do diretor cultural do Instituto Rouanet, Flávio Garcia da Rocha, que lembrou a importância para as políticas culturais de Sergio Paulo Rouanet (1934-2022), fundador do espaço e criador da Lei Rouanet, representando também a presidente honorária Barbara Freitag Rouanet, a diretora executiva Adriana Rouanet, o diretor acadêmico Luiz Paulo Rouanet, e a diretora de operações Nancy Braga Rouanet, todos cofundadores da instituição.
Como convidados, estiveram os professores da UFMG Altemar Di Monteiro e Heloisa Marina, a artista e curadora internacional do Tiradentes em Cena Carolina Correa, o jornalista, crítico e curador Miguel Arcanjo Prado e o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSJ e jornalista, Chico Brinati.
Durante a manhã, em clima agradável e convidadivo à troca de saberes, foram debatidos temas como formação de redes culturais colaborativas, pontes entre artistas e público passando pelo viés da Educação, diálogo com o território por meio da arte, internacionalização e mecanismos de produção cultural, entre outros. Os participantes também reforçaram a necessidade de uma curadoria plural e diversa.
O Tiradentes em Cena 2025 está previsto para o mês de maio, quando realiza sua 12ª edição. A Mostra de Artes Cênicas realizou um 2024 intenso, com atividades formativas e apresentações durante todo o ano, além de fomentar a criação de um grupo de teatro na cidade, sob direção de Chico Aníbal, artista com farta trajetória nos palcos. A companhia faz sua estreia neste sábado, 21 de dezembro, com o espetáculo “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, de Maria Clara Machado, às 19h, grátis, no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes (retire seu ingresso).
Estiveram ainda presentes nomes como o diretor e produtor Vinicius Cristóvão, o fotógrafo André Frade, o artista visual Bruno Souza, a cantora e professora da UFSJ Juliana Mota e o diretor teatral Chico Aníbal.
*O jornalista, crítico e curador Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Tiradentes em Cena.
Blog do Arcanjo mostra imagens da roda de conversa sobre curadoria e medição do Tiradentes em Cena no Instituto Rouanet pelo olhar de Thais Andressa















Altemar Di Monteiro:
Professor Adjunto de Teatro na UFMG, doutor em Artes da Cena (UFMG), mestre e licenciado em Teatro (UFC), com ampla atuação na formação teatral e em projetos culturais comunitários. Fundador do Nóis de Teatro, grupo atuante há 22 anos na periferia de Fortaleza – CE, é dramaturgo premiado por obras como Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro. Idealizou a Escola de Teatros Periféricos (2023) e é autor do livro Caminhares Periféricos. Atua em Pedagogia Teatral, Teatros de Rua e Negros, com foco em atravessamentos periféricos e raciais.
Heloisa Marina
Atriz, produtora, pesquisadora e professora na Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação de Teatro. Tem doutorado pela UDESC e Universidad Veracruzana – México. A dupla condição de atriz-produtora marca sua trajetória profissional: foi fundadora de dois grupos, a Cia Entrecontos e a Dearaquecia, nos quais atuou como gestora financeira, representante comercial (participando de feiras de negócios no Brasil, Argentina e Chile) e redatora de projetos. Como atriz se apresentou em diversos espetáculos teatrais, em festivais e encontros no Brasil, Argentina, Chile, Peru, México e Espanha.
Carolina Correa
Atriz, diretora e performer, Mestre em Artes pela UEMG (2024), com formações em Teatro de los Sentidos (Universidade de Girona, Espanha) e Performance e Arte (Faculdade Angel Vianna). Idealizadora e curadora do Encontro Latinoamericano de Teatro de Minas Gerais (ELA) e do Festival Tiradentes em Cena, além de produtora internacional do FIT BH (2016, 2022, 2024). Atua há mais de 10 anos em solos autoficcionais apresentados em festivais internacionais e dirigiu o curta ANA , premiado no Cannes World Film Festival 2022.
Miguel Arcanjo
Jornalista cultural, gestor e curador, mestre em Artes pela UNESP e criador do Blog do Arcanjo, referência nacional em jornalismo cultural independente desde 2012. Crítico da APCA e ex-vice-presidente, coordenou a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e é apresentador do programa Arcanjo Pod. Vencedor do Prêmio Comunique-se e da Medalha Mário de Andrade, integra júris renomados como Prêmio Jabuti e APCA. Com ampla experiência em grandes veículos de comunicação, é presidente do júri do Prêmio Arcanjo e destaque na cobertura de Cultura e Entretenimento.
Chico Brinati
Professor Associado do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) desde 2013. Atualmente, ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da mesma instituição desde maio de 2020. Pesquisador dos grupos cadastrados no CNPq: Esporte e Cultura (UERJ) e FuLiA – Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (UFMG). Atuou como jornalista entre 2004 e 2013 da TV Integração, afiliada à TV Globo em Juiz de Fora-MG, com passagens pelo canal SPORTV-Globosat. Foi repórter na Rádio Panorama FM e no jornal impresso JF Hoje. Desde 2020, é coordenador geral do festival Inverno Cultural UFSJ. Autor dos livros “Maracanazo e Mineiratzen” e “A Imprensa calça as chuteiras na Pátria”.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.