Fringe do Festival de Edimburgo abre inscrições para edição 2025 em 13 de janeiro

Festival Fringe de Edimburgo © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Fringe do Festival de Edimburgo, na Escócia, informou ao Blog do Arcanjo que realizou atualizações em suas estruturas de comissões e descontos de bilheteria. A abertura das inscrições para os shows será em 13 de janeiro de 2025. Todos os detalhes estão em edfringe.com, mas o evento ressalta:

  • o desconto na taxa de reserva da bilheteria do Fringe será reduzido de 60% para 50% para o Fringe 2025
  • a taxa de comissão da Fringe Box Office aumentará de 4% (+IVA) para 5% (+IVA) para o Fringe 2025
  • as taxas de inscrição permanecerão congeladas até 2027

Leia todos os detalhes em edfringe.com. As produções que ainda tiverem dúvidas podem enviar um e-mail para [email protected].

A Fringe Society é uma instituição de caridade que trabalha o ano todo para apoiar qualquer pessoa que esteja pensando em trazer um show para o Festival Fringe de Edimburgo. Saiba mais ou entre em contato pelo e-mail [email protected] ou ligando para +44 (0)131 226 0026.

Aqui estão as datas significativas relacionadas à inscrição para o Fringe 2025:

  • Inscrições abertas: segunda-feira, 13 de janeiro
  • Prazo final para desconto para inscrição antecipada: quarta-feira, 09 de março
  • Prazo final para entrega do programa impresso: Quarta-feira 09 de abril

Diretora executiva do Fringe do Festival de Edimburgo faz última mensagem de Natal antes de deixar o cargo.

Shona McCarthy faz mensagem de fim de ano à frente do Fringe do Festival de Edimburgo © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

A diretora executiva do Fringe, Shona McCarthy, fez a seguinte mensagem de Natal. Ela deixa o cargo de CEO do festival em Edimburgo na próxima primavera no hemistério norte. O Blog do Arcanjo mostra a mensagem a seguir.

O final do ano é tradicionalmente um momento de reflexão – e, considerando que também estou chegando ao fim do meu mandato como Diretor Executivo da Fringe Society, não posso deixar de ser ainda mais reflexivo do que o normal! 

Escrevi a primeira dessas mensagens no inverno de 2020, como uma forma de checar com a comunidade Fringe em meio à incerteza da covid, do lockdown e do resto. Com o passar do tempo, essas atualizações anuais traçaram um curso por águas turbulentas: nossa comunidade emergiu da pandemia apenas para encontrar os aumentos inexplicáveis ​​no custo de tudo, em parceria com a disponibilidade decrescente de acomodações acessíveis em Edimburgo e um cenário de financiamento sombrio para artistas. Mas os eventos catastróficos que se desenrolam em Gaza, Sudão, Ucrânia, Síria – eles colocam nossas tribulações em perspectiva gritante. A sombra escura lançada pela guerra e pela desumanidade afeta a todos nós e pesa muito enquanto tentamos fazer o melhor que podemos. Minha maior esperança é por tempos mais pacíficos em 2025.

Quanto ao Fringe… Ele enfrentou algumas dificuldades, assim como as pessoas que o fazem — muitas delas continuam a fazê-lo. É a Fringe-ness inata do festival, no entanto, que me manteve em movimento. O esforço colossal que os artistas colocam para trazer seu trabalho para este festival — para compartilhar uma parte de si mesmos que ressoa com estranhos em uma sala escura — é uma das coisas mais inspiradoras do mundo. Os locais, produtores, promotores, os trabalhadores, os apoiadores e todos aqueles que dão tanto para fazer o Fringe de Edimburgo acontecer todos os anos: a Fringe Society continuará a celebrar você e a advogar por você. A mensagem de inclusão no coração do Fringe é “dar a qualquer um um palco e a todos um assento” — isso é uma coisa maravilhosa e vale a pena defender. Nossos palcos devem sempre dar voz àqueles que precisam ser ouvidos. 

Este trabalho, que estou quase terminando, não é o trabalho mais fácil no setor cultural. Quem pegar o bastão enfrentará desafios contínuos, mas também terá o privilégio de estar envolvido em uma das maiores celebrações de liberdade criativa do planeta. Não tenho dúvidas de que assumirão o papel com paixão e comprometimento, porque é impossível não fazer isso, você se deixa levar por isso. É um daqueles trabalhos que você vive e respira, e merece, porque, no final das contas, todos os envolvidos no Fringe de Edimburgo estão apenas tentando fazer uma coisa boa. 

Não importa o que você faça durante o período festivo, espero que tenha a chance de ver um show, ou assistir a um filme, ou ler um livro; espero que ouça uma música ou encontre uma obra de arte que o toque, o reabasteça e o ajude a enfrentar o que quer que o próximo ano traga. Porque 2025 certamente trará desafios, mas também trará, sem dúvida, algum pensamento criativo, momentos alegres, arte incrível, novas ideias e vozes que valem a pena ouvir se você ouvir com atenção. 

Principalmente por volta de agosto.

Tudo de bom,

Shona McCarthy
CEO do Fringe Society

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *