Queijo Minas Artesanal Patrimônio da Humanidade pela Unesco é celebrado no Palácio da Liberdade

Encontro no Palácio da Liberdade celebra Queijo Minas Artesanal Patrimônio da Humanidade pela Unesco © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte*

O Queijo Minas Artesanal virou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Para celebrar o feito, um encontro reuniu 80 jornalistas no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a convite do secretário de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. O secretário se emocionou com a conquista, lembrando que ela é fruto da luta árdua de toda a comunidade do Queijo Minas Artesanal, que esteve envolvida com a candidatura. Ele ainda lembrou sua ancestralidade, recordando sua mãe e sua avó e a relação familiar que sempre teve como queijo e a gastronomia mineira. O secretário ainda fez questão de dar o protagonismo à imprensa presente, dando a palavra a cada convidado.

O menu exclusivo foi assinado pelas chefs Carol Fadel e Maria Clara, destacando queijos das 10 principais regiões produtoras de Minas Gerais, com foco no ingrediente nobre e na tradicional gastronomia mineira, revisitada pelas duas. Para acompanhar, vinhos produzidos em Minas. A ação celebrativa esteve sob gestão da Casa Cult. Após a celebração, os 80 jornalistas de todo o Brasil seguiram em press trip pelas regioes produtoras do Queijo Minas Artesanal.

O Blog do Arcanjo esteve entre os convidados, com a presença de seu diretor, Miguel Arcanjo Prado, e conta como foi a seguir.

Encontro no Palácio da Liberdade celebra Queijo Minas Artesanal Patrimônio da Humanidade pela Unesco © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024
QMA – Queijo Minas Artesanal é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024
Pipoca de mineiro, o torresmo recebeu os convidados do evento do Queijo Minas Artesanal no Palácio da Liberdade © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Cardápio – Palácio da Liberdade – Cozinha Mineira

Chegada

Pipoca de Mineiro: torresmo

Pipoca de mineiro, o torresmo recebeu os convidados do evento pelo Queijo Minas Artesanal no Palácio da Liberdade © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Para Petiscar

Quiabo com lardo e lascas de queijo na microrregião da Serra do Salitre, além de bombinha de queijo com molho buriti. Microrregião do Cerrado.

Iguarias da gastronomia mineira celebram QMA – Queijo Minas Artesanal Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Trio de Quitandas Mineiras

Pastel folhado do Serro e goiabada picante: mini pastel folhado, patrimônio da cidade do Serro, rechegado de queijo da mesma região, acompanhado de molho de goiabada levemente picante. Microrregião do Serro.

Empadinha de queijo e mangada: empadinha de massa “podre” que desmancha na boca e recheio de queijo Araxá meia cura e um pedacinho de doce de manga ubá. Microrregião de Araxá.

Canapé de pão de queijo com creme de linguiça e picles de cebola roxa. Microrregiões Serro e Canastra.

Vinhos/Petiscos

Vinho licoroso Casa Velha – Vale do Gongo, Grão Mogol – MG

Espumante Rose Brut Lely – Casa Geraldo, Andrardas – MG

Entrada

Milho, Frango e Maxixe : Tosta de pão de milho coberta com mousse de fígado de frango, purê de maçã verde, conserva de maxixe e queijo Cedro. Microrregião do Serro.

Vinho/Entrada

Sauvignon Blanc – Verte – Cave das Vertentes, Santo Antônio do Amparo – MG

Pratos Principais

Porco, jabuticaba e cachaça: Ravioli de porco com jabuticaba ao molho de creme de feijão com cachaça. Queijo da Lucia. Microrregião Campo das Vertentes.

Vinho/Prato Principal

Syrah – Paiva Aguiar, Araxá, Minas Gerais.

Milho galinha e ora-pro-nobis: Angu de milho verde com Queijo Braúnas. Galinha caipira, ora-pro-nobis e picles de quiabo. Microrregião Diamantina.

Vinho/Prato Principal

Tempranillo – Stella Valentino, Andradas, MG.

Régua de Queijo Minas Artesanal no encontro do Palácio da Liberdade © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Sobremesas

Régua de Queijos: Seleção de QMA (Queijo Minas Tradicional) das regiões Canastra, Triângulo Mineiro, Ibitipoca, Araxá e Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Queijo, milho e amendoim: Bombocado de queijo Maria Nunes com chantilly de milho e biscoitinho de amendoim. Microrregião do Serro.

Produtores de QMA – Queijo Minas Artesanal presentes no Menu

Microrregião Serro: Queijo Cedro (Serro – MG) e Maria Nunes (Santo Antônio do Itambé – MG)

Microrregião Campo das Vertentes: Queijo da Lúcia (Tiradentes – MG)

Microrregião Canastra: Queijo do Mauro (São Roque de Minas – MG)

Microrregião Serra do Salitre: Queijo Serra do Salitre Amarelo (Serra do Salitre – MG)

Microrregião Araxá: Queijo Senzala (Araxá – MG)

Microrregião Triângulo Mineiro: Queijo Ouro das Gerais (Uberlândia – MG)

Microrregião Entre Serras da Piedade e Caraça: Queijo Trilhos do Ferro (Rio Piracicaba – MG)

Microrregião Ibitipoca: Queijo Sítio Primavera (Lima Duarte – MG)

Microrregião Diamantina: Queijo Braúnas (Diamantina – MG)

Microrregião Cerrado Mineiro: Queijo Santa Clara (Abadia dos Dourados – MG)

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais. Agradecimento: Casa Cult MGVisite Minas GeraisLeônidas OliveiraJoão Michel Ferrabbiamo e Daiany Durães.

Blog do Arcanjo mostra imagens de Nereu Jr. do encontro no Palácio da Liberdade para celebrar o Queijo Minas Artesanal QMA Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *