★★★★★ Crítica: A Última Entrevista de Marília Gabriela toca profundamente com embate entre mãe e filho

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
★★★★★
A Última Entrevista de Marília Gabriela
Avaliação: Ótimo
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
A relação entre mãe e filho é o mais forte laço que existe. E estar diante de sua problematização é uma experiência profundamente tocante. Talvez, seja por isso que este crítico tenha demorado a escrever sobre A Última Entrevista de Marília Gabriela. A peça é profunda e precisa ser vista e sentida. Nela, a icônica entrevistadora faz um acerto de contas com seu filho, Theodoro Cochrane, e da relação que os une umbilicalmente. A obra surpreende pela gigantesca coragem na abordagem de embates íntimos, nesta que é uma das melhores autoficções da história do teatro brasileiro. Marília revela ao público que está em cena por insistência do filho. Reclama que envelhecer “é uma merda” e que preferiria estar quieta. Contudo, rege a Theodoro confrontá-la por seus dilemas de ser filho de uma personalidade consagrada e bem sucedida em quase tudo. Disso decorre uma cobrança implacável pelo inescalável patamar de Monte Everest deixado pela mãe, o que deixa frustrações em um homem que busca encontrar seu lugar para além da alcunha de filho. Quem assistiu A Última Entrevista de Marília Gabriela sabe da força deste confronto. É preciso destacar a direção cuidadosa e de rítmica intensa de Bruno Guida, que transforma o embate dos dois em algo genial. A dramaturgia de Michelle Ferreira consegue condensar décadas de um intenso relacionamento e as histórias que povoam ao seu redor. A equipe enxuta ainda tem Mayara Constantino na atenta assistência de direção, César Pivetti na refinada iluminação e Theo Cochrane nos sóbrios figurinos, além de trilha sonora de Daniel Maia e da Rega Início, de Renata Alvim, na realização. Marília Gabriela e Theodoro Cochrane em A Última Entrevista de Marília Gabriela sacodem os mais profundos laços para nos mover de modo intenso. Aplausos de pé por transformarem suas vidas em uma cristalina e já histórica obra de arte.
★★★★★
A Última Entrevista de Marília Gabriela
Avaliação: Ótimo
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Nota do crítico: A Última Entrevista de Marília Gabriela faz sua última sessão da segunda temporada no Teatro Unimed neste domingo, 27/10 com ingressos esgotados. Contudo, ainda há nova chance: a peça pode ser vista de 6 a 8 de dezembro de 2024 no histórico Theatro São Pedro, na Barra Funda, em São Paulo, com sessões sexta, 20h, sábado, 17h e 20h, e domingo, 18h. Os ingressos já estão à venda.


- ★★★★ Crítica: O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar fascina e conscientiza crianças e famílias
- Pra Você Lembrar de Mim volta sob fortes aplausos a Carina Sacchelli e Eduardo Martini no Teatro União Cultural
- ★★★★★ Crítica: Dreamgirls atesta potência do talento negro em musical fabuloso
- Vozes Negras faz temporada no Teatro Adolpho Bloch no Rio de Janeiro
- Gilberto Gil dá primeira entrevista após morte de Preta Gil ao Fantástico do Dia dos Pais
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.