Peça xOxO marca estreia da Cia Fogo Fátuo com texto e direção de Gabriel Alvim

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O autor, diretor e cineasta Gabriel Alvim é um artista inquieto e que sempre tem muito a dizer com seus trabalhos. Após muitas aventuras no cinema, ele volta aos palcos inaugurando sua Cia. Fogo Fátuo, que abre os trabalhos com a peça xOxO. Estão no elenco Caio D’Aguilar, Camilla Flores, Fernando Pessiquelli e Dugg Mont.
Gabriel Alvim define a montagem como “uma anti-ópera underground de novas latinoamericanidades: a realidade de um Caixa trabalhando no turno da noite de uma xOxO loja de conveniência”. Mais provocativo, impossível.
O texto cutuca questões sociais urgentes da metrópole paulistana, como a precarização do trabalho e a especulação imobiliária sem fim.
A peça vem fazendo sucesso na Praça Roosvelt, 210, no centro paulistano, deste a sua estreia em 4 de outubro. E pode ser vista em suas últimas sessões às sextas e sábados, 20h30, até 26 de outubro. Os ingressos estão disponíveis na Sympla.
Imperdível.
Curiosidade
Além do xOxO, Gabriel Alvim já fez outros dois textos para teatro. O primeiro foi EIPE, dramaturgia inspirada em Kafka e Jordan Peele. O segundo foi RAPSÓDIA GUARUJÁ, um projeto que aborda a cultura jovem do rap e funk na baixada santista. Ele costuma dizer que seus textos são povoados por uma “latinoamericanidade pop neo-noir underground”. Está coberto de razão.
- ★★★★ Crítica: Invejosa, série argentina da Netflix, é um espelho cômico das neuras que impedem a felicidade
- Carolina – Quarto de Despejo encerra filmagens no Rio de Janeiro
- DW! Semana de Design de São Paulo será de 5 a 15 de março de 2026, anuncia Lauro Andrade
- Silvero Pereira vence Dança dos Famosos 2025 no Domingão com Huck na Globo
- Brunno Almeida Maia lança livro Tempos de Exceção no CPF Sesc
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.



