Brasil CineMundi anuncia selecionados neste domingo no fim da CineBH

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Belo Horizonte
O Brasil cada vez mais integrado ao cinema do restante da América Latina. Serão anunciados, na noite deste domingo (29/09), os vencedores do 15º Brasil CineMundi que contou com 38 projetos selecionados. Ao todo, serão distribuídos 24 prêmios em três categorias: “Projetos em Desenvolvimento”, “Projetos WIP – Primeiro Corte” e “Cooperação e Intercâmbio”.
Dos 38 projetos selecionados para esta edição, 33 são projetos em desenvolvimento, sendo dez na categoria Horizonte (representa o horizonte de temas, diversidade e criação do audiovisual brasileiro), seis na DocBrasil Meeting (focada em documentários), sete na Foco Minas (exclusiva para projetos mineiros) e 10 na categoria Paradiso Multiplica (parceria com o Projeto Paradiso, incubadora de talentos). Cinco projetos foram selecionados na categoria WIP – Primeiro Corte, dedicada a longas-metragens em fase de finalização.
Os projetos foram selecionados por um comitê composto por colaboradores nacionais e internacionais e todos participaram do CineMundi Lab – programa de formação – e tiveram acesso a lab de desenvolvimento, workshop de Design de Audiência, mentorias de roteiro, consultorias especializadas, masterclasses, estudo de caso, debates e painéis de mercado. Nas rodadas de negócios, os produtores e diretores dos projetos participantes tiveram encontros individuais com os profissionais nacionais e internacionais, convidados pelo evento, interessados em co-produção e vendas audiovisuais no mundo todo.
O Brasil CineMundi mantém ainda parcerias com instituições e fundos nacionais e internacionais de incentivo à coprodução, desenvolvimento e apoio, que distribuem prêmios de participação em eventos de mercado e de desenvolvimento. Os parceiros desse ano são Burning (Colômbia), Conecta (Chile), DocSP (São Paulo), Embaixada da França no Brasil, FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina), Instituto Goethe, MAFF – Festival de Málaga (Espanha), Nuevas Miradas (Cuba),Parati Films (França), Projeto Paradiso (Brasil), RIDM – Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá), Ventana Sur (Uruguai) e World Cinema Fund (Alemanha). Além destes, empresas e órgãos da indústria audiovisual brasileira, como DOT, Mistika, Naymovie, O2 Pós, The End, oferecem premiação em materiais e serviços com objetivo de contribuir e incentivar a produção ou finalização dos projetos.
Também neste domingo (29/09), durante a cerimônia de encerramento da 18ª CineBH e do 15º Brasil CineMundi, serão anunciados os longa-metragens vencedores da Mostra Competitiva Território, dedicada a produções latino-americanas. Realizando a sua segunda edição em 2024, a Território apresenta produções de realizadores em início de carreira de longa-metragem.
A Mostra apresentou oito títulos provenientes de seis países: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Panamá. Cinco são dirigidos por mulheres, todas em seu primeiro longa-metragem. Um sexto longa completa as estreias na duração longa. Três dos oito filmes são coproduções, com Alemanha em dois casos ou por dentro da própria América Latina (Uruguai/Argentina). Sete longas tiveram sua primeira exibição no Brasil. Os filmes passaram antes por festivais como os de Mar del Plata, Vision du Réel, Miami, Guadalajara, Cartagena, IDFA e Sheffield.
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a Belo Horizonte, Minas Gerais, a convite da CineBH e Universo Produção.
- ★★★★ Crítica: Não Se Esqueça de Mim cria poética sensível de amor à vida contra o etarismo
- Luedji Luna incendeia Espaço Unimed em show com feats de Liniker e Tali – Por Runan Braz
- ★★★★ Crítica: Brenda Lee e o Palácio das Princesas é marco histórico trans no teatro
- ★★★★ Crítica: Maio, Antes Que Você me Esqueça traz química de Ilvio Amaral e Maurício Canguçú em drama sensível
- Ana Cañas leva sua Vida Real a Belo Horizonte no Sesc Palladium
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.