Paiol Velho chega ao Teatro Maria Della Costa com texto histórico de Abílio Pereira de Almeida, ícone do TBC

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um país que se preze precisa conservar a memória de sua cultura. O Grupo Carriola aposta na dramaturgia brasileira com a peça Paiol Velho, escrita por Abílio Pereira de Almeida, o autor nacional mais encenado pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde estreou em 1951 sob direção de Ziembinski com Cacilda Becker no elenco. O autor se matou após ficar deprimido pela falta de reconhecimento das gerações mais novas. A obra estreia no Teatro Maria Della Costa, na Bela Vista, em 4 de outubro. O enredo mostra a luta por poder e identidade em um contexto rural brasileiro, destacando as tensões entre os que trabalham a terra e a elite que a explora. A direção é de Ricardo Brighi. Estão em cena Davi Bosio, Guilherme Vendramim, Jéssica Fioramonte, Jorge Pitta, Júlio Sbarrais, Jussara Nascimento, Kliferson Ressurreição, Leobina Bezerra, Leo Nogueira e Ricardo Brighi. O Blog do Arcanjo lembra que a temporada vai até 2 de novembro, com sessões sextas e sábados, 20h. Compre seu ingresso!
Senti-me superado e velho. Acabaram-se todas as minhas veleidades. Resumindo minha vida: sou um escritor superado, velho e pobre, a quem a gente nova chama de mestre, o que já é um consolo.”
Abílio Pereira de Almeida
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.