Alcione comemora 50 anos de carreira com show em São Paulo no Tokio Marine Hall

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Completando 50 anos de uma trajetória de tirar o fôlego, Alcione preparou uma série de eventos comemorativos com o propósito, exclusivo, de celebrar esse antológico meio século de dedicação e amor à música. Em São Paulo, a cantora se apresentará no dia 5 de outubro, no Tokio Marine Hall, às 20h.
Para resumir uma trajetória tão longeva vale reafirmar que os domínios da Marrom extrapolam fronteiras. A intérprete já se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais.
Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e até mesmo na antiga União Soviética. E isso antes mesmo da Perestroika, da abertura ao capitalismo, por países que são hoje a Lituânia, Estônia, Ucrânia e Rússia. A maranhense, criada ouvindo os grandes cantores da época, nacionais e internacionais, sempre transitou entre os variados gêneros e estilos musicais: samba, jazz, bolero, reggae, canção romântica.
E apesar de ser tratada como sambista, adora gravar e interpretar o que lhe convém e emociona. E a galeria de hits é imensurável: “Não Deixe o Samba Morrer” (uma espécie de hino para os sambistas), “O Surdo”, “Sufoco”, “Nem Morta”, “Você Me Vira a Cabeça”, “A Loba”, “Meu Ébano”, “Mulher Ideal”, “Garoto Maroto”, “Estranha Loucura”, dentre as dezenas de sucessos. Alcione, aliás, está radiante com tantas homenagens:
São flores em vida, jamais imaginei receber tamanho carinho… E vindo de tantas instituições, pessoas tão diferentes e por todos os cantos do planeta”.
Alcione
Esses festejos, por sinal, não vão parar por aí…. E o cinquentenário, que também serviu de pauta para diversos programas de TV, como o Fantástico e rendeu-lhe uma capa, lindíssima, da revista Vogue, vai continuar sendo comemorado e dominando a cena cultural por muito tempo. É o que o Blog do Arcanjo deseja juntamente de toda sua legião de fãs e seguidores fiéis.
- CineOP dá vitória ao filme Paraíso, de Ana Rieper, em sua primeira mostra competitiva
- CineOP fecha 20ª edição com público de 20 mil pessoas e 1500 empregos gerados em Ouro Preto
- ★★★★ Crítica: Crônicas do Corpo, de Thiago Soares, poetiza Vão do Masp com dança em sintonia com a cidade
- Maíra Baldaia lança single Amor Mulher com feat de Juliana Linhares como prévia do álbum Obí 2.0
- Sabrina Seleguim se destaca no sertanejo e lança Amor Que Fica com Edson e Hudson
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.