FIT Rio Preto começa sob fortes aplausos a Fênix – Onde Nascem os Sonhos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) começou sua 55a edição nesta quinta-feira, 18/7, às 20h, no Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal. O espetáculo de abertura foi com a Clarin Cia de Dança, que apresentou Fênix – Onde Nascem os Sonhos, com integrantes das duas maiores cidades brasileiras. Com 14 dançarinos das comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, a montagem venceu o Prêmio APCA 2023 de melhor direção musical e foca em corpos periféricos em busca da felicidade, com direito a toques africanos que passeiam entre o acústico e o sampler, unindo passado e presente. Depois do espetáculo, os artistas ferveram com o público no Graneleiro, point noturno do evento, com a oficina Passinho Phoda, misturando movimentos de diversos estilos, como break, frevo, samba, capoeira e dança afro ao ritmo do funk carioca.

Intitulada Curando a MEM{ÓRÌ}A, a curadoria do FIT Rio Preto 2024 é assinada pelo mestre em Educação, pós-graduado em Estudos Brasileiros e graduado em Ciências Sociais, Diego Ferreira Valladares Soares; pela artista, pesquisadora, produtora e gestora cultural Monique Cardoso e pela atriz, cantora, diretora e compositora, Naruna Costa. O festival de 2024 foca na celebração dos 80 anos de fundação do Teatro Experimental Negro (TEN), criado por Abdias do Nascimento (1914-2011) – um teatro de resistência, de grupo, de formação e de memória. O FIT Rio Preto é uma realização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Sesc São Paulo. Confira a programação completa no site fitriopreto.com.br.
Uma edição histórica promete marcar 55 anos do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) de 18 a 27 de julho de 2024. São 37 espetáculos de dez estados brasileiros – contemplando todas as regiões do país – e cinco países, ocupam teatros e espaços públicos com 70 apresentações.
FIT RIO PRETO
Números
37 obras, sendo 18 com entrada gratuita
70 apresentações, sendo 34 gratuitas
5 países, 10 estados brasileiros, todas as regiões do país
20 espaços
450 artistas, seus produtores e técnicos
41 atrações no Graneleiro gratuitas
25 ações [per]formativas gratuitas
Mais de 130 horas de programação
Cerca de 140 pessoas trabalhando diretamente e mais de 200 pessoas indiretamente
- Marcelo Médici estreia Dona Lola, seu segundo solo, inspirado em mulheres com quem conviveu
- Fomento ao Reggae distribui R$ 1 milhão a projetos musicais em São Paulo; saiba como se inscrever!
- Bruna Louise faz novo show de humor O Que Passa na Cabeça Dela em Belo Horizonte
- Dois Papas volta no Cultura Artística com Celso Frateschi e Zécarlos Machado
- Ivan Lins celebra 80 anos no palco do Tokio Marine Hall em São Paulo
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.