Samuel Rosa abre era pós Skank com Segue o Jogo: ‘Você pra um lado, eu pro outro’

Samuel Rosa ©Lorena Dini Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Preste a completar 58 anos, o cantor Samuel Rosa, um dos maiores nomes da história do pop brasileiro, busca novos caminhos após o fim da banda Skank, que colecionou três décadas de sucessos. O mineiro de Belo Horizonte agora mora em São Paulo e lança, nesta sexta, 7, o single Segue o Jogo (ouça), de seu primeiro disco solo. A canção é uma das dez faixas do álbum Rosa, que ganhará turnê nacional no segundo semestre. A música se encaixa perfeitamente com o atual momento de Samuel e soa um recado para os amigos da antiga banda: “Você pra um lado/Eu pro outro/Tá tudo certo/Segue o jogo”. A seguir, o músico fala ao Blog do Arcanjo sobre a canção.

Eu não fiz a canção Segue o Jogo especificamente para algum caso. Fiz para coisas que vivi. E vejo nesses rompimentos o quanto de culpa que carregam as pessoas. As pessoas que saem de uma relação sentem culpa e as que ficam, também. Acho que amor é isso: começa, mas tem uma hora para acabar. Eu não quis uma coisa muito densa, é quase que brincalhona para exatamente exorcizar essa culpa, essa condenação.”

Samuel Rosa

A nova banda de Samuel Rosa é formada por Marcelo Dai, Pedro Kremer, Doca Rolim e Alexandre Mourão. Sobre Segue o Jogo, e recorda que ela se aproxima de um antigo hit da consagrada banda que formou com Henrique Portugal, Haroldo Ferretti e Lelo Zaneti.

“O Skank foi uma das primeiras bandas do pop-rock brasileiro a insistir no acorde com sétima maior, hoje muito usado pela turma que redescobre agora a MPB, em ‘Balada do Amor Inabalável’, que foi uma música que estourou. Ela é toda com esse acorde, por isso que parece bossa nova. Então, ‘Segue o Jogo’ tem um pouco de ‘Balada do Amor Inabalável’ na levada”.

Samuel Rosa

Segue o Jogo

Guitar: Doca Rolim Double Bass: Alexandre Mourão Keyboards: Pedro Pelotas Drums: Marcelo Dai Percussion: Marcelo Dai Background Vocals: Samuel Rosa Background Vocals: Marcelo Dai Background Vocals: Pedro Pelotas Background Vocals: Doca Rolim Background Vocals: Alexandre Mourão Composer: Samuel Rosa Lyricist: Samuel Rosa

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *