Eduardo Wotzik faz solo Hannah Arendt – Uma Aula Magna no CCBB-SP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Eduardo Wotzik leva ao palco as ideias de uma grande intelectual do século 20 no solo Hannah Arendt – Uma aula Magna, solo que escreveu, atua e dirige, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A temporada vai até 12 de maiocom sessões sempre quintas e sextas, às 19h, e sábados e domingos, às 17h, e ingressos a preços populares (R$ 30 e R$ 15). O público assiste a uma verdadeira aula da grande pensadora judia, que navega em temas como a ética, a escola, a massa silenciosa, a noção de civilidade e cidadania, e as atrocidades de Adolf Eichmann (1906-1962), conhecido como ‘arquiteto do Holocausto’, que comandava o transporte ferroviário para o extermínio. A atmosfera é de uma aula magna sobre educação e a importância do pensamento para o mundo contemporâneo.
Antes da pandemia já se sentia a ascensão da ignorância no planeta, a arte tem um olhar sobre o mundo devido a sensibilidade. A educação é um tema sempre em pauta e estava organizando ideias, quando iniciei um diálogo próximo com a obra de Hannah Arendt. Extraí o principal dela e uni com pensamentos meus até construir uma unidade. Ela teve uma experiência forte ao assistir o julgamento de Adolf Eichmann em 1961; explicita as diferenças entre educar e ensinar, reflete sobre a banalidade do mal. É uma aula especial de Arendt falando para o mundo hoje, um papo reto com humor possibilitando uma empatia com os espectadores”.
Eduardo Wotzik
ator
- Prêmio Arcanjo 2025 anuncia indicados e homenagem a Nany People; cerimônia é dia 17/11 no Teatro Sérgio Cardoso
- 39º Festivale pulsa o teatro em São José dos Campos e abre com Othon Bastos
- ★★★★ Crítica: Uma Família à Procura de Um Ator nos lembra que essência é tudo
- MIACENA abre com Ilú Obá De Min e personalidades da cultura no CCBB-SP
- Glaura Lacerda faz primeira novela como Gisleyne em Três Graças: ‘Sonho realizado’
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


