Eduardo Wotzik faz solo Hannah Arendt – Uma Aula Magna no CCBB-SP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Eduardo Wotzik leva ao palco as ideias de uma grande intelectual do século 20 no solo Hannah Arendt – Uma aula Magna, solo que escreveu, atua e dirige, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A temporada vai até 12 de maiocom sessões sempre quintas e sextas, às 19h, e sábados e domingos, às 17h, e ingressos a preços populares (R$ 30 e R$ 15). O público assiste a uma verdadeira aula da grande pensadora judia, que navega em temas como a ética, a escola, a massa silenciosa, a noção de civilidade e cidadania, e as atrocidades de Adolf Eichmann (1906-1962), conhecido como ‘arquiteto do Holocausto’, que comandava o transporte ferroviário para o extermínio. A atmosfera é de uma aula magna sobre educação e a importância do pensamento para o mundo contemporâneo.
Antes da pandemia já se sentia a ascensão da ignorância no planeta, a arte tem um olhar sobre o mundo devido a sensibilidade. A educação é um tema sempre em pauta e estava organizando ideias, quando iniciei um diálogo próximo com a obra de Hannah Arendt. Extraí o principal dela e uni com pensamentos meus até construir uma unidade. Ela teve uma experiência forte ao assistir o julgamento de Adolf Eichmann em 1961; explicita as diferenças entre educar e ensinar, reflete sobre a banalidade do mal. É uma aula especial de Arendt falando para o mundo hoje, um papo reto com humor possibilitando uma empatia com os espectadores”.
Eduardo Wotzik
ator
- ★★★★ Crítica: Susana Vieira exala carisma e talento em Lady, solo que hipnotiza o coração do público
- ★★★ Crítica: A Vida Começa aos 60 aposta na liberdade do amor na maturidade em texto de Aguinaldo Silva
- Nômade Festival agita o Parque Villa-Lobos em SP: saiba horário dos shows de Daniela Mercury, Ney Matogrosso, Alcione, BaianaSystem, Jota.pê, Silva e muito mais!
- Exposição Lugar Público – Muntadas poetiza Sesc Pompeia em diálogo com Lina Bo Bardi
- Susana Ribeiro estreia como autora e diretora em Sonhei com Você, peça na qual atua com Nicolas Vargas
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.