CineOP 2023 abre com debate sobre memória e criação para o futuro do audiovisual

Memória e criação para o futuro é o tema inaugural de discussão do 18º CineOP © Leo Fontes Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Ouro Preto*

O CineOP – Mostar de Cinema de Ouro Preto celebra, em 2023, 18 anos de história dedicada a tratar o cinema como patrimônio, uma iniciativa a serviço da preservação, história e educação. Partindo dessa trajetória, o debate inaugural do 18º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação – XV Fórum da Rede Kino terá como tema Memória e Criação para o Futuro.

Com a participação do diretor-presidente da Ancine, Alex Braga; e da secretária Nacional de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho, a mesa propõe fazer um balanço da última década no segmento da preservação, pensar as perspectivas e os desafios políticos, econômicos, tecnológicos e educacionais que cercam a educação, a preservação audiovisual e as políticas públicas em suas múltiplas dimensões. 

[rl_gallery id=”82982″]

Sobre a 18ª CineOP

Durante seis dias de evento, de 21 a 26 de junho de 2023, o público da CineOP tem oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

Colaborou João Schelbauer

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineOP e Universo Produção.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *