Possolo une tradição e diversidade na programação 2020 do Theatro Municipal

Theatro Municipal de SP agora é para todos: programação democrática e inclusiva em 2020 sem abrir mão da tradição lírica do histórico espaço paulistano – Foto: Fabiana Stig – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Serão 7 óperas, 16 programas sinfônicos, peças de teatro, além de celebração dos 250 anos de Beethoven. Tudo isso está na programação 2020 do Theatro Municipal de São Paulo.

O espaço sob direção artística de Hugo Possolo ainda terá a ampliação da série Novos Modernistas, que começou as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, trazendo os novos artistas da metrópole para seu palco tradicional. O projeto agora passa ter maior envolvimento dos corpos artísticos do Municipal, incluindo dois espetáculos em formato de ópera que vão além da temporada lírica principal. Outra novidade é a a volta do Caderno de Assinaturas para a temporada sinfônica e lírica.

O diretor artístico do Theatro Municipal Hugo Possolo comemora seu Prêmio Arcanjo de Cultura pela democratização do mais tradicional palco paulistano – Foto: Edson Lopes Jr @edson_lopes_jr – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Na última quarta (18), Possolo recebeu o Prêmio Arcanjo de Cultura justamente por democratizar o Municipal, projeto feito em parceria com o secretário de Cultura de São Paulo, Alexandre Youssef. Em 2019, 27% da programação do complexo Theatro Municipal foram gratuitas.

Dados de um relatório de pesquisa de perfil de público e satisfação realizado pela AGP Pesquisas Estatísticas também mostram que as apresentações foram prestigiadas por novos espectadores, tendo em vista que 42% foram ao Municipal pela primeira vez contra 34% em 2018. Além disso, a faixa etária até 29 anos foi a que esteve mais presente nos espetáculos, representando 37% do total de espectadores contra 28% do mesmo período do ano passado.

Aníbal Marques, o Pelé, ao lado do diretor do Theatro Municipal, Hugo Possolo, e do diretor do “Prot(agô)nistas”, Ricardo Rodrigues, no lançamento do projeto Novos Modernistas: 42% do público em 2019 eram de estreantes no Municipal – Foto: Mariana Ser – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Para 2020, os pilares continuam sendo programação plural para um público diverso, mas sempre respeitando e executando as montagens de ópera, os concertos sinfônicos e os espetáculos de balé que são a tradição da casa. Esta é a primeira programação montada em sua totalidade por Hugo Possolo que assumiu a direção artística em março deste ano.

“Teremos a volta do caderno de assinaturas, a ampliação dos Novos Modernistas – uma série que abrigou outras manifestações artísticas como o circo, o teatro e que em 2020 passa a incorporar e interagir com os corpos artísticos do Municipal. Esses grupos estarão inseridos nos espetáculos e, desta maneira, podemos aproveitar ainda mais toda a nossa potência e excelência”, afirma Possolo.

Siga @miguel.arcanjo

Please follow and like us: