Corte da Petrobras não afeta Festival de Teatro de Curitiba

Mais de 2.000 pessoas aplaudem de pé o musical “Elza” no Teatro Guaíra no 28º Festival de Teatro de Curitiba: Petrobras já não patrocina evento há duas edições; esta última fechou com público de 200 mil pessoas – Foto: Annelize Tozetto – Divulgação Festival de Curitiba – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

A notícia de que a Petrobras não mais patrocinará festivais de cinema, música e teatro não afeta o Festival de Teatro de Curitiba.

O maior evento das artes cênicas na América Latina já não conta com apoio da estatal há duas edições.

O evento realizou sua 28ª edição entre 26 de março e 7 de abril último, na capital do Paraná, com participação de 2.500 artistas em mais de 400 espetáculos e público total de 200 mil pessoas — quatro vezes mais que o público do show de Paul McCartney em Curitiba, realizado ao mesmo tempo que o Festival.

Em conversa exclusiva com o Blog do Arcanjo no UOL, o diretor e idealizador do Festival de Teatro de Curitiba, Leandro Knopfholz, explicou por que a decisão da Petrobrás não mexe com o gigantesco evento sob seu comando.

“Já não contamos com o patrocínio da Petrobras nem na edição 2018 e nem na 2019 do Festival de Teatro de Curitiba. Para essa última edição, de 2019, chegamos até a fase de contrato, mas recebemos um e-mail dizendo que eles não continuariam”, afirmou Knopfholz, que conquistou com sua equipe 74 patrocinadores para a última edição do evento.

Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba – Foto: Bob Sousa – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Festival de Teatro de Curitiba teve 74 patrocinadores em 2019

Marca consolidada na cultura nacional, o Festival de Teatro de Curitiba não teve problema de patrocínio na última edição, que foi apresentada pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Renault do Brasil, Sanepar, Copel e Governo do Estado do Paraná.

Foram estes os maiores dos 74 patrocinadores da última edição — na abertura do evento este ano, Knopfholz fez questão de ler todos os nomes dos apoiadores diante da plateia lotada do Teatro Guaíra.

A edição de 2019 do Festival de Teatro de Curitiba captou R$ 6,5 milhões por meio da Lei Rouanet.

O Festival de Teatro de Curitiba gera 800 postos de trabalho de forma direta e 1.700 postos indiretos, além de atrair 40 mil turistas à capital paranaense, que movimentam a economia no período de sua realização.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou que a Rouanet teria teto de R$ 1 milhão, mas tudo indica que haverá exceção para eventos como festivais, bienais e museus.

Leia também: Com 200 mil pessoas de público, Festival de Curitiba mostra força do teatro

Siga Miguel Arcanjo no Instagram!

Elenco do musical “O Frenético Dancin’Days” vibra com aplauso de pé de mais de 2.000 pessoas no Teatro Guaíra lotado; 28º Festival de Curitiba teve público de 200 mil pessoas que aplaudiram 2.500 artistas em mais de 400 espetáculos, o que faz dele o maior evento das artes cênicas da América Latina – Foto: Annelize Tozetto – Divulgação Festival de Curitiba – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Please follow and like us: