Artistas do teatro pensam estratégias para sobreviver

Encontro na noite desta terça (26) no Teatro Eva Herz em São Paulo busca alternativa para encher as salas de espetáculos paulistanas e afugentar a crise – Foto: Divulgação/Teatro Eva Herz – Blog do Arcanjo – UOL

Artistas e produtores teatrais fazem nesta terça (26) o terceiro de uma série de encontros para buscarem alternativas de sobrevivência e conquista de público para as salas de espetáculos de São Paulo.

O setor teatral enfrenta uma forte crise financeira, sobretudo com cortes de verbas e incentivos públicos para o setor, ainda sem condições de fechar as contas apenas com o pouco que arrecada nas bilheterias.

Para não afugentar o público que ainda vai ao teatro, o preço dos ingressos praticado na maioria dos espetáculos hoje é o mesmo de dez anos atrás, o que significa gastos a mais e ganho de menos a cada ano que passa.

Para não ver o mercado teatral ruir, mudanças precisam acontecer com urgência. Este é o objetivo do encontro nesta terça (26), entre 19h e 21h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073, metrô Consolação).

Segundo o gestor e produtor teatral André Acioli, organizador do evento, o 3º Encontro da Classe Artística dará avanço a estratégias surgidas nas duas primeiras reuniões.

“Vimos que surgiu uma vontade e uma necessidade de trabalharmos em prol do público. Muitas ideias apareceram e com elas a necessidade de nos organizarmos para que estes temas se desenvolvam. Nosso primeiro pensamento é nos dividirmos em grupos de trabalho por afinidade”, adianta ao Blog do Arcanjo no UOL.

Além de pensar e cobrar políticas públicas para o setor teatral, artistas e produtores querem criar novas formas de comunicação nas redes sociais com o público, além de campanhas nos teatros e junto à mídia e outras formas de divulgação em massa. Eles também querem desenvolver ações para formação de público que valorize o pagamento da entrada teatral como investimento formativo e cultural, além de debater a polêmica meia-entrada.

Acioli finaliza com um importante aviso: “Aos artistas que não puderem ir nesta terça ao Teatro Eva Herz, o encontro terá transmissão ao vivo no Instagram da Livraria Cultura“.

O curador, diretor, ator e gestor teatral André Acioli: novas ideias para levar o público ao teatro precisam ser debatidas de forma coletiva pela classe teatral – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Você pode gostar...