Crítica: Edson Celulari comove como cego em filme com estrela argentina

Edson Celulari e Soledad Villamil em cena de “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos”, que chega aos cinemas em 3 de maio – Foto: Divulgação

“Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos” ✪✪✪✪
Avaliação por Miguel Arcanjo Prado: Muito bom

O ator Edson Celulari encara o desafio de interpretar um cego no filme “Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos”, sétimo longa do diretor Paulo Nascimento, que chega aos cinemas em 3 de maio.

E não faz feio. Celulari faz cair por terra o estigma de galã televisivo: o ator demonstra estudo farto de personagem, criando um novo corpo (ele engordou para fazer o papel) e trejeitos para criar com delicadeza e veemência o pizzaiolo do Bixiga Vitorio, comovendo quem assiste o dilema de seu desafiante personagem. Vitorio vive o dilema de enxergar ou não, numa ótima sacada de Paulo Nascimento para exemplificar o respeito ao direito de o outro ser diferente de nós mesmos, sobretudo neste Brasil atual de tamanha intolerância.

A produção ainda traz participação internacional da estrela do teatro musical e do cinema argentino Soledad Villamil, par romântico de Celulari no filme e famosa por integrar o elenco do vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro “O Segredo dos Seus Olhos”.

Ela também aposta em uma construção delicada para viver Clarisse, a mulher do pizzaiolo. Sua personagem insiste que o marido cego aposte em uma nova cirurgia para voltar a ver, cedendo às pressões do pai, vivido pelo ótimo ator argentino Héctor Bidonde, que rouba a cena em sua aparição em uma atuação segura e categórica de defesa das posições controversas de seu personagem.

O longa ainda traz Giovana Echeverria, que defende com propriedade a filha adolescente do casal, com pretensões juvenis de estudar nos EUA e com dificuldade de enxergar a beleza do mundo no qual vive. E ainda Leonardo Machado, que impõe com leveza pitadas de humor que aliviam o drama, na pele do bonachão garçom gaúcho fiel escudeiro do protagonista.

O elenco ainda tem um concentrado Roberto Birindelli, como o médico oftalmologista que promete um novo futuro, e um simpático Carlos Cunha, italiano dono de uma tenda de verduras no Bixiga. Orçado em R$ 4 milhões, o longa é uma produção da Accorde Filmes com co-produção da Paris Filmes, Globo Filmes e Telecine.

O delicado e potente filme “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos” joga luz à visão sobre o que é enxergar o outro, mostrando que, na verdade, um cego pode ver bem mais do que todos nós que dizemos enxergar, enquanto estamos imersos em fórmulas prontas de compreensão do mundo, fórmulas estas que nos fazem abandonar a sensibilidade de dialogar, de verdade, com aquilo que nos é diferente. Fazer com que vejamos isso é o grande mérito do filme de Paulo Nascimento.

“Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos” ✪✪✪✪
Avaliação por Miguel Arcanjo Prado: Muito bom

Veja o trailer:

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Acompanhe Miguel Arcanjo no Twitter

Please follow and like us: