Ilê Aiyê faz SP vibrar e anuncia bloco afilhado Ilu Inã

Bloco afro Ilê Aiyê faz show no Sesc Pompeia, em São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

Conhecido como “o mais belo dos belos” e cantado por nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Daniela Mercury, o Ilê Aiyê fez o primeiro de uma série de três shows em São Paulo na noite desta sexta (2), no Sesc Pompeia, após passar no dia anterior pelo Sesc Jundiaí, interior do Estado.

Iracema Kiliane, cantora da banda, aproveitou o show para anunciar uma importante ponte do Ilê Aiyê com São Paulo: o bloco baiano apadrinhou o bloco afro afirmativo paulistano Ilu Inã, que faz seu segundo desfile nesta segunda (5), a partir das 18h, com saída do centro cultural negro Aparelha Luzia (r. Apa, 78), no bairro de Campos Elíseos, região central paulistana.

“Foi o Ilu Inã quem nos trouxe para São Paulo. Os blocos afros de São Paulo sempre nos respeitaram e apareceram em nossos shows. Agora, esta parceria está se afunilando. Neste sábado, após o segundo show no Pompeia, faremos uma cerimônia religiosa de celebração de batismo do Ilu Inã, porque o Ilê Aiyê é o padrinho do Ilu Inã com muito orgulho. Todos os blocos afros do Brasil são muito bem vindos ao Ilê Aiyê sempre”, falou ao Blog do Arcanjo do UOL a cantora Iracema Kiliane.

Veja mais fotos do show do Ilê Aiyê

Iracema Kiliane, vocalista do Ilê Aiyê – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

O lendário bloco afro da ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade, em Salvador da Bahia, repete o show no Sesc Pompeia na noite deste sábado (3), com ingressos esgotados, e faz apresentação gratuita neste domingo (4), às 18h, no Sesc Campo Limpo, na zona sul paulistana.

O bloco afro mais antigo do Brasil, com 44 anos de glória e 3.000 associados, dirigiu boa parte de seu show ao público negro presente na Choperia do Pompeia. A plateia foi saudada pelos vocalistas Iracema Kiliane e Juarez Mesquita.

De cara, o público vibrou com “Que Bloco É Esse?”, música composta por Paulinho Camafeu em 1974 e gravada por Gilberto Gil no álbum “Refavela”, de 1977 e, posteriormente, por nomes como O Rappa e Criolo.

O cantor Juarez Mesquita durante o show do Ilê Aiyê no Sesc Pompeia – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

O grupo ainda tocou canções como “Deusa do Ébano”, “Pérola Negra”, “O Mais Belo dos Belos”, “Por Amor ao Ilê”, “Adeus Bye Bye” e “Alienação”, cujo refrão diz: “Se você está a fim de ofender é só chamá-lo de moreno pode crê. É desrespeito à raça, é alienação. Aqui no Ilê Aiyê a preferência é ser chamado de negão”.

A beleza das bailarinas do Ilê Aiyê, com sua dança dos orixás, se fundiu às canções no dia em que se celebrou Iemanjá.

A Deusa do Ébano do Ilê Aiyê – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

“Odoyá, Iemanjá! Hoje, está tendo essa festa linda em Salvador. E o Ilê Aiyê saúda todos os orixás . Não podemos esquecer que nossa mãe Iemanjá olha por nós”, falou Iracema Kiliane ao Blog do Arcanjo do UOL.

Apesar de o grupo ser formado exclusivamente por negros desde sua fundação, Iracema Kiliane ressalta que “Ilê Aiyê significa casa do mundo”. E faz o convite a todos, independentemente da etnia, para conhecer de perto o trabalho do bloco soteropolitano: “Estamos abertos a todo mundo que quiser nos visitar e nos acompanhar em nossa filosofia de vida e trabalho com a negritude do Brasil e do mundo”.

Veja mais fotos do show do Ilê Aiyê

Veja quem foi conferir o show do Ilê Aiyê:

O aposentado Francisco Paulino foi com a filha pedagoga Marisa Paulino e o neto, o estudante Pedro Luiz ao show do Ilê Aiyê – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

O ator Cyro Morais também esteve no show – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

A bailarina Mariza Virgolino também esteve na apresentação do bloco afro baiano – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

Fernando Alabê, percussionista e diretor do bloco Ilu Inã, também prestigiou o show do Ilê Aiyê em São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

O advogado Bruno Cândido marcou presença no show do Ilê Aiyê – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

A diretora de projetos culturais Rosângela Ludovico acompanhou o show do Ilê Aiyê – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

O biólogo Fernando Goulart esteve no show com a farmacêutica Isabel La Vitral – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

A aposentada Regina Marques no show do Ilê Aiyê – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

As amigas farmacêuticas Mariana Freitas e Mariana Veloso posam no Sesc Pompeia após conferirem o show do Ilê Aiyê – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

O casal Uribe Teófilo, gerente de sistemas, e Mônica Teodósio, professora, também esteve na Choperia do Sesc Pompeia – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

A auxiliar de biblioteca Ellen Silva no show do Ilê Aiyê em São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr./UOL

Veja mais fotos do show do Ilê Aiyê

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

 

 

Você pode gostar...