Ícaro Silva faz discurso histórico no Faustão e conquista respeito

Ícaro Silva durante discurso histórico no “Domingão do Faustão”: ele falou do respeito aos negros, à diversidade no amor e aos índios – Foto: Reprodução

Por Miguel Arcanjo Prado

Ícaro Silva fez um discurso histórico na televisão brasileira logo após interpretar o jamaicano Bob Marley no quadro “Show dos Famosos” do programa “Domingão do Faustão” do último domingo (11).

Sua interpretação visceral do ídolo da música negra, acompanhado de bailarinas negras em sua maioria — algo raro nos programas de TV — contagiou a plateia, os jurados e os telespectadores de todo o Brasil.

Desde que fez a performance, o ator é elogiado por onde passa, sobretudo pelos colegas de profissão, que ficaram impressionados não só com seu desempenho no palco como também pela força e coragem de seu discurso ao vivo para todo o Brasil.

Parada Gay tem Satã, Sade e nudez nos palcos de SP

Após cantar “Redemption Song”, o ator demonstrou ser um artista consciente ao discursar: “As pessoas estão tendo de brigar por quem elas são, as pessoas estão tendo de brigar por amar quem elas amam, os índios estão tendo de brigar pelas terras que são deles. A gente está precisando muito de amor”, pediu.

Ícaro ainda reforçou o peso de representação do povo negro em sua performance. “O Bob é um representante de um povo, ele fala pela nação negra, pela união do povo negro, que foi disperso pelo mundo. Que não tem origem, não tem tradição, é difícil buscar a própria história quando se é negro”, afirmou.

E prosseguiu: “E o Bob [Marley] remonta isso, remonta a nossa história, a gente precisa falar dele, porque a gente precisa falar de amor, a gente precisa falar da união entre os povos, de olhar no olho do outro e dizer eu te amo”.

Eva Wilma está entre as atrações do feriadão: confira!

Emoção no júri

Após Faustão definir a fala do ator como um “desabafo bem compreensível”, os jurados respaldaram o discurso de Ícaro.

Silvio de Abreu elogiou: “Foi muito bonito seu discurso, parabéns pelo seu engajamento, que eu acho que é o que todos os artistas deviam fazer quando acredita”, antes de dar a nota 9,9.

Claudia Raia também apoiou: “Você traz a dor da nação negra que ele [Bob Marley] trazia e você também traz, você nos emociona a cada fraseado. Eu fico impressionada com a qualidade de artista que você é”, definiu, antes de soltar um dez ao ator.

Contudo, a fala que mais comoveu a todos foi de Miguel Falabella: “Fiquei emocionado. Me lembrei da primeira vez que fui à África, me apresentar em Angola. Há uma conexão. Toda emoção é negra. Você trouxe o queixume da música negra, que é o queixume da diáspora negra, da grande tragédia que aconteceu com o povo negro por causa da escravidão e de tudo que o povo negro passou. Você disse isso com tanta profundidade, com tanta verdade, que eu fiquei emocionado”, falou, com a voz embargada, levando Ícaro aos prantos ao conceder nota dez.

Após apresentar performance artística irretocável, Ícaro conseguiu falar de temas importantes e urgentes em um programa de auditório da TV aberta de uma forma consciente e tocante, conquistando o respeito de todos. Um feito e tanto.

Aproveite o feriado para ir ao teatro: veja dicas imperdíveis!

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: