Crítica: Tiros em Osasco expõe indiferença com chacina na periferia

As atrizes Anna Gobbi e Magiu Mansur em “Tiros em Osasco”: peça circula pelo interior de São Paulo pelo Sesi – Foto: Alessandra Nohvais

Por Miguel Arcanjo Prado

Um clima de que algo aterrador pode acontecer nos aforas da metrópole, onde uma classe média branca vive seu cotidiano conflitivo, paira na peça “Tiros em Osasco”.

A obra com jovens atores oriundos do Núcleo Experimental do Sesi — que formaram a Faminta Cia. de Teatro —, após longa temporada em São Paulo, circula gratuitamente pelo interior do Estado nos equipamentos do Sesi.

Nestas apresentações, que começam neste fim de semana em São Bernardo do Campo (neste sábado, às 20h, no Teatro do Sesi), as mais emblemáticas devem ser as de Osasco, em 13 e 14 de outubro, cidade onde ocorreu a chacina policial em agosto de 2015 que dá título à montagem.

Escrita por Cassio Pires, a peça tem direção de Yara de Novaes. À frente do espectador, sucedem-se várias cenas nas quais transitam os 11 componentes do elenco.

Estão no palco Anna Gobbi, Ana Luiza Anjos, André Saboya, Guilherme Yazbek, Carlos Jordão, Marcella Vicentini, Marcelo Rodrigues, Magiu Mansur, Renata Becker, Renata Martins e Rodrigo Sampaio.

A obra busca sofisticação em sua construção estética, alcançada pela equipe criativa, que contou com André Cortez no cenário, Wagner Antônio na luz e Cassio Brasil nos figurinos, além da trilha pop de Dr Morris, com direito até a “Forever Young” no repertório.

“Tiros em Osasco”, basicamente, trata de temas de jovens da elite paulistana. Os conflitos das personagens no palco estão bem distantes da realidade do jovem da periferia onde ocorreu a chacina que dá título à peça e à qual o estrato social mais privilegiado permanece indiferente.

Assim, diante da dramaturgia fragmentada de cenas dramáticas, fica a pergunta: onde estão os tiros em Osasco?

“Tiros em Osasco” * * *
Avaliação: Bom

Circulação pelo interior de SP:

São Bernardo do Campo
09 e 10/06
Campinas
11 e 12/08
São José dos Campos
18 e 19/08
São José do Rio Preto
15 e 16/09
Osasco
13 e 14/10
Marília
20 e 21/10

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Você pode gostar...