Diretor de teatro é ameaçado de morte em Cubatão

Lourimar Vieira na sede do Teatro do Kaos, na região histórica do Largo do Sapo, em Cubatão – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

O diretor Lourimar Vieira foi ameaçado de morte em Cubatão. Atuando há 36 anos nos palcos, ele comanda o Teatro do Kaos, o único da cidade da Baixada Santista e que oferece oficinas gratuitas a 160 crianças e adolescentes da região.

Ao Blog do Arcanjo do UOL, ele conta que “luta pela criação de um Bulevar Cultural na cidade, que seria feito em imóveis históricos do município” na região conhecida como Largo do Sapo, onde fica o Teatro do Kaos.

Segundo o diretor, “isso contraria os interesses das empresas que usam as imediações como pátio de containers”, acusando o tráfego dos caminhões das mesmas de danificar o teatro e os prédios históricos da região.

Lourimar revela ainda que existe um interesse em transformar as casas históricas em prostíbulos. “Fiz uma denúncia no Facebook e fui ameaçado de morte”, diz.

O artista conta que a ameaça aconteceu na própria sede de seu teatro: “Um cara que se dizia segurança de umas empresas do local me ligou e disse que queria falar comigo pessoalmente. Então, o recebi na sede do Teatro do Kaos. Como estava desconfiado, coloquei o celular pra gravar. Num trecho da conversa, ele disse que era melhor eu desistir do Bulevar Cultural, pois estava mexendo com gente muito poderosa e perigosa e que minha vida corria risco”, conta o diretor.

Lourimar conta que levou cópia da gravação à polícia, fez boletim de ocorrência e pediu proteção.

Nesta segunda (6), o secretário de Cultura de Cubatão, Raul Christiano, se reuniu com Lourimar Vieira e outros representantes do Teatro do Kaos e dos Coletivos Teatrais de Cubatão, para discutir o projeto de revitalização do Largo do Sapo.

O prefeito de Cubatão, Ademário da Silva Oliveira (PSDB), também manifestou seu apoio ao projeto, que, segundo ele informou ao jornal Diário do Litoral, já foi apresentado ao Ministério da Cultura. Ele ainda classificou como “gravíssima” a ameaça a Lourimar Vieira e garantiu que não permitirá a instalação de prostíbulos na região, por serem ilegais.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: