Veja estreia histórica do bloco afro Ilu Inã pela lente de Nego Júnior

Bloco afro afirmativo Ilu Inã estreou no Carnaval de São Paulo nesta segunda (20) – Foto: Nego Júnior

Por Miguel Arcanjo Prado
Fotos Nego Júnior

Com uma percussão envolvente e coreografias repletas de força, o Ilu Inã estreou no Carnaval paulistano nesta segunda (20).

O bloco afro afirmativo reuniu centenas de pessoas em seu cortejo. O Ilu Inã foi idealizado pelos irmãos Fernando Alabê e Fefê Camilo na Aparelha Luzia, o centro cultural negro sob comando de Erica Malunguinho, na rua Apa, 78, no bairro de Campos Elíseos.

“Estamos aqui fazendo história, estamos aqui em um processo de reintegração de posse do Carnaval”, bradou Erica antes de o desfile começar.

Neusa Maria Camilo David, mãe dos criadores do bloco e que desfilou à frente como grande matriarca, também estava emocionada ao fim do desfile, quando a DJ Evelyn Cristina assumiu o som com “Muito Obrigado, Axé”.

“É um incentivo para os negros, que precisam ter seu espaço. Estão lutando e vão conseguir! Desfilei abraçando a todos como se fossem meus filhos”, declarou Neuza.

A convite do Blog do Arcanjo do UOL, o fotógrafo Nego Júnior clicou a noite histórica.

“Registrar esse cortejo simboliza a retomada de espaços que sempre foram pertencentes ao povo preto. Quem conseguiu conectar sua energia ao caminhar pelas ruas do centro, pôde, assim como eu, ver a energia das irmãs e irmãos ali presentes, as fotos mostram isso”, define Nego, que é especialista em Mídia, Informação e Cultura pela USP e tem no currículo exposição na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Veja só quanta beleza nesta galeria exclusiva:





 

 

 



Siga
Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us:
Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP