Filme histórico de Zé Celso, “O Rei da Vela” é exibo em SP remasterizado
Por Miguel Arcanjo Prado
O filme “O Rei da Vela”, de José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, e Noilton Nunes, será exibido nesta quarta (30), às 19h, em versão remasterizada, no Cinesesc (r. Augusta, 2075), em São Paulo, com entrada a R$ 12 a inteira.
A obra é baseada no espetáculo montado em 1967 pelo Teat(r)o Oficina sob direção de Zé Celso a partir da obra de Oswald de Andrade.
As imagens do longa foram filmadas em uma apresentação de 1971, no Teatro João Caetano, no Rio, mas o filme só foi concluído quando Zé Celso voltou do exílio, em 1982.
A histórica montagem da obra é uma das bases do movimento tropicalista, na música representado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros.
“A exibição faz parte da mostra dos filmes prediletos do crítico Jairo Ferreira, já falecido”, explica Zé Celso ao Blog do Arcanjo do UOL. “Vi o filme ressuscitado para a Era Digital. Está extraordinariamente belo e atual”, opina.
O diretor planeja ainda uma ação performativa durante a sessão: “Vamos acender uma vela com o tempo de duração do filme que permanecerá embaixo da tela e irá se consumir até o fim da projeção”, adianta.
“Estou emocionadíssimo com este grande acontecimento, um momento histórico na nossa história”, finaliza, emocionado.
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.