Filme histórico de Zé Celso, “O Rei da Vela” é exibo em SP remasterizado

Cartaz do filme "O Rei da Vela", de Zé Celso: sessão em SP - Foto: Divulgação

Cartaz do filme “O Rei da Vela”, de Zé Celso: sessão em SP – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

O filme “O Rei da Vela”, de José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, e Noilton Nunes, será exibido nesta quarta (30), às 19h, em versão remasterizada, no Cinesesc (r. Augusta, 2075), em São Paulo, com entrada a R$ 12 a inteira.

A obra é baseada no espetáculo montado em 1967 pelo Teat(r)o Oficina sob direção de Zé Celso a partir da obra de Oswald de Andrade.

As imagens do longa foram filmadas em uma apresentação de 1971, no Teatro João Caetano, no Rio, mas o filme só foi concluído quando Zé Celso voltou do exílio, em 1982.

A histórica montagem da obra é uma das bases do movimento tropicalista, na música representado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros.

Zé Celso com o cartaz de "O Rei da Vela" em 1976 - Foto: Arquivo Oficina

Zé Celso com o cartaz de “O Rei da Vela” em 1967 – Foto: Arquivo Oficina

“A exibição faz parte da mostra dos filmes prediletos do crítico Jairo Ferreira, já falecido”, explica Zé Celso ao Blog do Arcanjo do UOL. “Vi o filme ressuscitado para a Era Digital. Está extraordinariamente belo e atual”, opina.

O diretor planeja ainda uma ação performativa durante a sessão: “Vamos acender uma vela com o tempo de duração do filme que permanecerá embaixo da tela e irá se consumir até o fim da projeção”, adianta.

“Estou emocionadíssimo com este grande acontecimento, um momento histórico na nossa história”, finaliza, emocionado.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: