Foto com mamilo de Zé Celso é removida do Facebook, Oficina protesta

Camila Mota e Zé Celso: atriz quer saber por que foto foi deletada - Foto: Jennifer Glass/Fotos do Ofício

Camila Mota e Zé Celso: atriz quer saber por que foto foi deletada – Foto: Jennifer Glass/Fotos do Ofício

Por Miguel Arcanjo Prado

O Teat(r)o Oficina, mais antigo grupo teatral do Brasil, fundado em 1958 por José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, e cuja sede em São Paulo completou 55 anos no último dia 16, segue com problemas com o Facebook.

No dio 7 deste mês, a rede social já havia deletado a página oficial do grupo, com 33 mil curtidas, por conta da foto em que aparecia o mamilo de uma atriz. O Facebook considerou que a imagem infringia suas regras.

Eis que, na última terça (16), para celebrar os 55 anos do teatro, o grupo criou um novo perfil no Facebook, dessa vez prometendo respeitar as regras. Zé Celso, em artigo escrito para o Blog do Arcanjo do UOL, conclamou: “Não permitam que a caretice mate o Oficina”.

Zé Celso na foto deletada, de ensaio para a revista Trip - Foto: Gabriel Rinaldi

Zé Celso na foto deletada, de ensaio para a revista Trip – Foto: Gabriel Rinaldi

No novo perfil, o Oficina divulgou uma foto de seu diretor, Zé Celso, um dos principais artistas vivos do Brasil, sem camisa e segurando seu peitoral, em um famoso retrato do artista assinado pelo fotógrafo Gabriel Rinaldi para a revista Trip.

O objetivo era  angariar novas curtidas. A foto foi inclusive patrocinada, com pagamento ao Facebook, relatam os artistas.

Contudo, a imagem foi removida pelo Facebook, mesmo, neste caso, sendo Zé Celso homem. O grupo questiona que a regra do Facebook não permite apenas mamilos femininos — senão, as fotos dos nadadores homens nas Olimpíadas não poderiam ser veiculadas na rede social ou mesmo de vários perfis de homens que estão sem camisa em suas fotos.

Diante disso, a atriz Camila Mota, vice-presidente da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona, enviou um pedido de esclarecimento ao Facebook sobre o que teria motivado a remoção da foto de Zé Celso.

“Trata-se de uma decisão arbitrária. Os mecanismos de delação do Facebook são muito vulneráveis e, com o propósito de não incentivar o ódio, acabam sendo ferramentas de ação de grupos de ódio”, afirma.

O Blog do Arcanjo do UOL perguntou à assessoria de imprensa do Facebook por que a foto de Zé Celso foi deletada. O Facebook não respondeu até o momento.

Após publicação desta reportagem, a foto de Zé Celso sem camisa retornou ao perfil do Teatro Oficina no Facebook, no começo da tarde desta sexta (19).

Print do Facebook informando que deletou a foto de Zé Celso - Foto: Reprodução

Print do Facebook informando que deletou a foto de Zé Celso – Foto: Reprodução

Leia também:
“Não permitam que caretice mate o Oficina”, diz Zé Celso
Por um mamilo, Facebook remove página do Teatro Oficina
Sem mamilos, Teatro Oficina cria novo perfil no Facebook

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: