Foto com mamilo de Zé Celso é removida do Facebook, Oficina protesta

Camila Mota e Zé Celso: atriz quer saber por que foto foi deletada - Foto: Jennifer Glass/Fotos do Ofício

Camila Mota e Zé Celso: atriz quer saber por que foto foi deletada – Foto: Jennifer Glass/Fotos do Ofício

Por Miguel Arcanjo Prado

O Teat(r)o Oficina, mais antigo grupo teatral do Brasil, fundado em 1958 por José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, e cuja sede em São Paulo completou 55 anos no último dia 16, segue com problemas com o Facebook.

No dio 7 deste mês, a rede social já havia deletado a página oficial do grupo, com 33 mil curtidas, por conta da foto em que aparecia o mamilo de uma atriz. O Facebook considerou que a imagem infringia suas regras.

Eis que, na última terça (16), para celebrar os 55 anos do teatro, o grupo criou um novo perfil no Facebook, dessa vez prometendo respeitar as regras. Zé Celso, em artigo escrito para o Blog do Arcanjo do UOL, conclamou: “Não permitam que a caretice mate o Oficina”.

Zé Celso na foto deletada, de ensaio para a revista Trip - Foto: Gabriel Rinaldi

Zé Celso na foto deletada, de ensaio para a revista Trip – Foto: Gabriel Rinaldi

No novo perfil, o Oficina divulgou uma foto de seu diretor, Zé Celso, um dos principais artistas vivos do Brasil, sem camisa e segurando seu peitoral, em um famoso retrato do artista assinado pelo fotógrafo Gabriel Rinaldi para a revista Trip.

O objetivo era  angariar novas curtidas. A foto foi inclusive patrocinada, com pagamento ao Facebook, relatam os artistas.

Contudo, a imagem foi removida pelo Facebook, mesmo, neste caso, sendo Zé Celso homem. O grupo questiona que a regra do Facebook não permite apenas mamilos femininos — senão, as fotos dos nadadores homens nas Olimpíadas não poderiam ser veiculadas na rede social ou mesmo de vários perfis de homens que estão sem camisa em suas fotos.

Diante disso, a atriz Camila Mota, vice-presidente da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona, enviou um pedido de esclarecimento ao Facebook sobre o que teria motivado a remoção da foto de Zé Celso.

“Trata-se de uma decisão arbitrária. Os mecanismos de delação do Facebook são muito vulneráveis e, com o propósito de não incentivar o ódio, acabam sendo ferramentas de ação de grupos de ódio”, afirma.

O Blog do Arcanjo do UOL perguntou à assessoria de imprensa do Facebook por que a foto de Zé Celso foi deletada. O Facebook não respondeu até o momento.

Após publicação desta reportagem, a foto de Zé Celso sem camisa retornou ao perfil do Teatro Oficina no Facebook, no começo da tarde desta sexta (19).

Print do Facebook informando que deletou a foto de Zé Celso - Foto: Reprodução

Print do Facebook informando que deletou a foto de Zé Celso – Foto: Reprodução

Leia também:
“Não permitam que caretice mate o Oficina”, diz Zé Celso
Por um mamilo, Facebook remove página do Teatro Oficina
Sem mamilos, Teatro Oficina cria novo perfil no Facebook

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us:
Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana