Peça grátis, “Carne” mostra violência contra a mulher hoje em dia

Mônica Rodrigues e Fernanda Azevedo em "Carne" - Foto: Divulgação

Mônica Rodrigues e Fernanda Azevedo em “Carne” – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A violência que as mulheres sofrem todos os dias e a opressão de gênero são foco da peça “Carne”, que a Kiwi Companhia de Teatro apresenta de graça em três teatros de São Paulo até o fim deste mês de maio.

No elenco, contracenando com Mônica Rodrigues, está Fernanda Azevedo, ganhadora do Prêmio Shell de melhor atriz em 2014 com peça “Morro Como Um País”, do mesmo grupo.

“Carne”, peça do gênero teatro documentário, tem 20 quadros e música executada ao vivo por uma percussionista. “Utilizamos uma grande quantidade de referências musicais, que vão de conhecidas canções, como Amélia, até composições recentes que evidenciam o machismo estrutural da sociedade brasileira”, adianta o diretor, Fernando Kinas.

Ele conta que o grupo gosta de dialogar com questões sociais da atualidade, lembrando que a Kiwi já abordou assuntos como a xenofobia e o racismo em outras peças. Nesta vez, o tema é feminista. A peça, que já teve 230 apresentações, tenta, na visão do diretor, “identificar e problematizar a violência de gênero e a profunda desigualdade entre homens e mulheres nas sociedades atuais”.

Para Kinas, “o problema permanece urgente”, lembrando que mulheres ganham menos que homens e são minoria em espaços públicos de poder — no ministério anunciado pelo governo Temer não há mulheres, por exemplo —, além de serem alvo de “controle de seus corpos e da vida reprodutiva”, citando como “arcaica” a legislação no Brasil sobre a interrupção da gravidez.

Sobre a recente conscientização de muitas mulheres sobre questões feministas, o diretor afirma: “O que parece emergir hoje é um feminismo jovem, rebelde e criativo, que atualiza a tradição feminista brasileira e internacional, aliando feminismo e socialismo, e que também incorpora à sua atuação as novas mídias sociais”.

Na visão do diretor, a Kiwi tenta fazer “um tipo de teatro capaz de responder a importantes questões contemporâneas”, utilizando o teatro documentário, mas sempre aberta à exploração de “caminhos relativamente virgens” no palco.

“Carne”
Quanto: Grátis
Quando: 13 e 14/5, às 21h, 15/5, às 19h
Onde: Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa, São Paulo, tel. 11 3864-4513
Quando: 21/5, 20h, e 22/5, 19h
Onde: Teatro Martins Penna – Largo do Rosário, 20, Penha, São Paulo, tel. 11 2295-0401
Quando: 27 e 28/5, 21h, 29/5, 19h
Onde: Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770, Santana, São Paulo, tel. 11 2221-3657
Classificação etária: 16 anos

Please follow and like us: