Morre Gal Costa aos 77 anos

Morre Gal Costa aos 77 anos

Por Miguel Arcanjo Prado BLOG DO ARCANJO

Morreu Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil, aos 77 anos, em São Paulo, nesta quarta-feira (9). A cantora baiana sofreu uma parada cardíaca.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi a voz de clássicos da MPB como Festa do Interior, Divino Maravilhoso, Baby, Dia de Domingo com Tim Maia, Pérola Negra e Barato Total, entre outros.

Cantora brasileira de grande projeção internacional e famosa em países como Argentina e Uruguai, a baiana construiu 57 anos de carreira, iniciada em 1965, já cantando músicas dos amigos de toda uma vida Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Nos anos 1970, abraçou a contracultura e a psicodelia. Seu poin na praia de Ipanema virou as Dunas da Gal. Ela também fez o grupo Doces Bárbaros, com os amigos Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.

Seus LPs são cultuados até hoje, como Gal Fa-tal, Cantar, Índia e Profana. Gal Costa é uma das maiores cantoras da história do Brasil e do mundo.

Com quase 60 anos de trajetória, Gal Costa dialogou com diversas gerações, sempre com seu frescor de juventude e liberdade.

Gal Costa havia se afastado dos palcos para fazer uma cirurgia na fossa nasal, mas  já estava em recuperação. Sua morte pega todos de surpresa.