5 cursos de teatro gratuitos na Extensão Cultural da SP Escola de Teatro: faça sua inscrição!

Sede da SP Escola de Teatro no bairro do Brás em São Paulo: 5 cursos de Extensão com inscrições abertas © Andre Stefano/Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A SP Escola de Teatro está com inscrições abertas a 5 diferentes cursos de Extensão Cultural, todos gratuitos. O Blog do Arcanjo dá mais informações a seguir. Para fazer sua inscrição, basta clicar no nome do curso. Boa sorte!

Acompanhe os cursos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro!

Curso Presencial e Gratuito | Circo: Iniciação ao malabarismo

O Curso de Iniciação ao malabarismo ministrado por Helen Maria tem como pedagogia as brincadeiras, o erro, e o cotidiano, propondo-se a deslocar os malabares do lugar da técnica virtuosista e da maestria, que se tornam, desde esse ponto de vista, não um objetivo final, mas uma ferramenta. Ao introduzir novas pessoas ao mundo dos malabares desde uma perspectiva lúdica, essa vivência visa ser incentivadora da criatividade, do autoconhecimento e das trocas entre pessoas interessadas pelo mundo artístico. O curso tem pedagogia dissidente de gênero, antirracista, e anticapacitista, de modo que preza pelo acolhimento de pessoas não brancas, trans, gordas e PCDs.

Quando: 10 de julho a 21 de agosto de 2024
Quartas e sextas das 09h00 às 13h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Objetivo: Desenvolver uma base de malabares e manipulação de objetos e construir um repertório de exercícios para que os participantes possam continuar desenvolvendo suas técnicas após o término do curso.
Orientação: Helen Maria
Cronograma das inscrições
Inscrições: 17 de junho a 3 de julho de 2024
Aprovados: 5 de julho de 2024
Matrícula online: 8 a 9 de julho de 2024

Curso gratuito e presencial | Produção Cultural em Espaços Públicos

Num cenário em que a cultura, a classe artística e os instrumentos de incentivo enfrentam desafios significativos, como cortes de financiamento, desinformação e estigmatização, a transparência e a educação tornam-se essenciais para preservar e fortalecer as instituições culturais, bem como a produção artística. Isso ajuda a construir confiança entre artistas e instituições, mostrando que as oportunidades são abertas e justas, desmistificando estereótipos, encorajando que os profissionais se apresentem, ocupem e defendam os espaços públicos de cultura.

Quando: 08 de julho até 04 de setembro de 2024
Segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: A partir da experiência em diferentes gestões no setor público, a ideia é apresentar as especificidades de produção dentro da lógica pública. Há diferentes caminhos para diferentes formatos de projetos. O principal objetivo deste curso é incentivar que artistas e produtores independentes consigam acessar esses canais de proposição de projetos.
Orientação: Luiza Thesin
Cronograma das inscrições
Inscrições: 13 de junho a 27 de junho de 2024
Aprovados: 03 de julho de 2024
Matrícula online: 04 e 05 de julho de 2024

Curso Gratuito e Presencial | Circo: Materialidades cênicas e dança

Esse curso consiste em abordar tais práticas de artistas da cena, utilizando de técnicas, conceitos e práticas em dança, para ampliar o repertorio de movimento destes artistas, a fim de possibilitar e provocar, novas formas de pensar o movimento do corpo, o movimento da materialidade/objeto de malabares e o movimento do artista da cena com sua materialidade. Para isso, trago como referencial teórico, Paola Silveira Vasconcelos, com os estudos de materialidades, Daniel Moura e Andre Lepecki, sobre os estudos de dramaturgia da dança e Ciane Fernandes, sobre os estudos de análise do movimento em dança.

Quando: 16 de julho a 28 de agosto de 2024
Terça e quintas das 14h30 às 18h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Objetivo: O objetivo do curso é contribuir, orientar e fornecer ferramentas para a criação, coreográfica com objetos de malabares (claves, bolinhas, leques, diábolo, bastão, bambolê, suing pois/fleg, etc), proposto por pessoas artistas do corpo e da cena. A meta é que cada participante termine a experiência com ao menos um número performativo finalizado e possível de ser apresentado em espetáculos, eventos e festivais. Ao final do curso, será realizada uma Mostra aberta ao público.
Orientação: Furcifer Scher
Cronograma das inscrições
Inscrições: 13 de junho a 11 de julho de 2024
Aprovados: 12 de julho de 2024
Matrícula online: 13 a 15 de julho de 2024

Curso gratuito e presencial | Construção Cênica Musical A Partir De Poesias

Este curso tem como rastro a pesquisa de linguagem que focaliza como unidade básica o estudo da relação entre o corpo, o som e a palavra. O intuito deste curso será o de cruzar conhecimentos provenientes da linguagem corporal e da linguagem musical para aplicar na criação poética-cênica- musical.

Quando: 01 de julho a 31 de julho de 2024
Segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: A ideia principal do curso é de estudar a criação cênica e musical a partir da poesia. Por meio de colagens de textos; composições musicais e corporais; da leitura de poemas pretende-se revelar a poesia contida nos corpos, sons e palavras. Realizar estudo e prática cênico-performática: pesquisa interdisciplinar das linguagens da performance, da poesia, do teatro, da música, e da dança focalizando o corpo como veiculo de comunicação.
Orientação: Ricardo Nash
Cronograma das inscrições
Inscrições: 11 de junho a 23 de junho de 2024
Aprovados: 26 de junho de 2024
Matrícula online: 27 e 28 de abril de 2024

Oficina Internacional Gratuita | Quem é o dono do passado? (An)Arquivando Histórias de Dança (curso internacional ministrado em inglês)

O passado nem sempre está distante; é uma presença contínua continuamente remodelada através de narrativas históricas no discurso público. O arquivamento é tradicionalmente visto como um método de documentar, coletar e preservar a história, muitas vezes controlado por instituições e indivíduos influentes. Este workshop convida os participantes a arquivar práticas cotidianas que são frequentemente ignoradas ou excluídas pelos arquivos oficiais, desafiando assim as práticas e limites arquivísticos convencionais. Fornece ferramentas para explorar o papel do (an)arquivamento na dança e incentiva a reflexão sobre como os arquivos pessoais, esquecidos ou ainda não existentes, influenciam a nossa perspectiva sobre as histórias da dança. Como podemos criar estruturas e formatos mais acessíveis? Iremos concentrar-nos na dimensão performativa do trabalho histórico com material de origem (incluindo tradições orais e arquivos corporais) para ampliar a nossa compreensão da história da dança. Quer o seu interesse resida na investigação artística, na história do teatro e da dança, na prática da dança ou na memória cultural, este workshop está aberto a todos.

Quando: 30 de julho a 2 de agosto de 2024
Das 19h30 às 21h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Orientadora: Dra. Johanna Hörmann, historiadora da dança – (University of Music and Dance Cologne, Alemanha)
Cronograma das inscrições
Inscrições: 05 de junho a 10 de julho de 2024
Aprovados: 24 de julho de 2024
Matrícula online: 25 e 26 de julho de 2024

Acompanhe os cursos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *