Rodolfo García Vázquez ministra workshop e palestra na Alemanha a estudantes de seis universidades europeias

Rodolfo García Vázquez: viagem à Alemanha para palestra a workshop sobre teatro decolonial © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Diretor e cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros ao lado de Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso técnico de Direção da SP Escola de Teatro, está na Alemanha a convite da Hochschule für Schauspielkunst Ernst Busch (Academia de Artes Dramáticas Ernst Busch), em Berlim, para um workshop de uma semana com estudantes europeus e para uma palestra. Em ambos, ele abordará a questão da direção teatral pelo olhar decolonial, estudo que vem desenvolvendo há anos, como no seu doutorado na ECA-USP e na pedagogia da SPET.

O workshop de Vázquez tem como tema “Decolonial directing – theory and praxis of theatre decolonial directing”, abordando decolonialidade, espaço criativo no meio teatral, teatro expandido e novas tecnologias para o teatro, entre outros temas. Cerca de 30 estudantes de seis universidades europeias estão acompanhando o workshop na Hochschule für Schauspielkunst Ernst Busch.

Dando continuidade à minha pesquisa e publicação em 2022, voltei para a Alemanha para falar de teatro colonial, da experiência da SP Escola de Teatro e de seu curso de direção, assim como para abordar os desafios da cena contemporânea”.

Rodolfo García Vázquez
diretor da Cia. Os Satyros e coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro

Referência internacional

Rodolfo García Vázquez é referência internacional nos estudos sobre o teatro decolonial. Em 2022, Vázquez publicou o ensaio “The Decolonial Directing Approach” (“A abordagem Decolonial na Direção”) no livro Looking for direction : rethinking theatre directing practices and pedagogies in the 21st century (Um Olhar para a direção: repensando as práticas e pedagogias de direção teatral no século 21), que foi lançado durante o Theatertreffen, maior festival de teatro em língua alemã do mundo, sediado em Berlim. A obra reuniu textos de 17 professores e diretores de teatro que repensaram o ofício sob a luz do século 21, assim como seus consequentes desafios e inovações, e era resultado do projeto de intercâmbio Alexandria Nova, do programa Erasmus, que a instituição integra desde 2019. Nele, estudantes brasileiros de direção da SP Escola de Teatro se reúnem em encontros virtuais e presenciais com artistas, alunos e professores de faculdades da Alemanha, Lituânia, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia. A escola brasileira é a única instituição de fora da Europa no mundo a ser convidada.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *