Revista A[L]BERTO chega à 9ª edição pela SP Escola de Teatro e Selo Lucias: ‘Referência acadêmica em teatro’, diz Marilia Marton

Revista A[L]BERTO chega à nona edição pela SP Escola de Teatro e Selo Lucias: lançamento é nesta quarta © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Com Comunicação da Adaap

Uma publicação que reflete o pensamento teatral contemporâneo brasileiro e internacional. A SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), lança nesta quarta, 21, a edição número 9 da revista A[L]BERTO, referência na reflexão teatral do País. O lançamento acontece no hall da unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevet, 210) às 19h, com distribuição gratuita de exemplares. A revista também estará disponível para leitura e download no site da Escola após o evento.

Após publicar oito números e um especial de dramaturgia entre 2011 e 2015, a SP Escola de Teatro retoma o projeto, lançando a edição 9 agora e a edição 10 ainda em 2024.

A revista sai pelo Selo Lucias, projeto editorial da Escola que lança diversos livros por ano, todos gratuitos.

Marilia Marton, secretária da Cultura, Indústria e Economia Criativas do Estado de São Paulo: “Revista A[L]BERTO é referência” © Francisco Cepeda Divulgação Governo SP Blog do Arcanjo 2023

“Hoje, a publicação é referência para a produção acadêmica, como se pode notar pela citação constante da A[L]BERTO em artigos e bibliografias de cursos das principais universidades paulistas, como USP, Unicamp e Unesp”.

Marilia Marton
Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

A A[L]BERTO tem apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e também da Secretaria Municipal de Cultura. Na apresentação da nova edição, Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado afirma: “Hoje, a publicação é referência para a produção acadêmica, como se pode notar pela citação constante da A[L]BERTO em artigos e bibliografias de cursos das principais universidades paulistas, como USP, Unicamp e Unesp”.

Silvana Garcia, coordenadora da Revista A[L]BERTO.

Silvana Garcia, coordenadora da Revista A[L]BERTO. | Foto: Rodrigo Reis Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Coordenação de Silvana Garcia

Com coordenação e projeto editorial de Silvana Garcia, a edição 9 foca no debate da decolonialidade. Em mais de 100 páginas, a revista traz diversos artigos, entre eles “Uma breve introdução à teoria decolonial e aos desafios para um teatro decolonial brasileiro”, de Rodolfo García Vázquez, e “Encenar ‘A Tragédia do Rei Christophe’, de Aimé Césaire, com estudantes. Ideias para descolonizar a universidade”, de Verônica Fabrini.

No editorial da revista, Silvana Garcia destaca: “Estamos vivendo um momento de intenso aprendizado, de revisão profunda, de quebra de paradigmas. É um momento necessário e dolorido, de perda de referências, mas também de descoberta de novos rumos para o pensamento e a produção artística. Esse movimento aponta para um tempo de regeneração e novos encontros. É uma espiral que nunca nos devolve ao mesmo ponto, ainda que o avanço seja pequeno, paulatino. Em sua nova fase, ao escolher como tema a Decolonialidade, abrimos um vasto universo de conteúdos, que assinala a grande diversidade de experiências e novos conceitos que estão sendo engendrados, fora da norma que nos impuseram, e ao arrepio dela, desde o início de nossa existência como colônia”. 

Rodolfo García Vázquez, autor na edição 9 da Revista A[L]BERTO e Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

Rodolfo García Vázquez, autor na edição 9 da Revista A[L]BERTO e Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro. | Foto: Henrique Mello Divulgaçao Blog do Arcanjo 2024

Idealização de Ivam Cabral

Já Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro e idealizador da publicação, pontua: “A importância da revista A[L]BERTO se mede tanto pela sua utilização em trabalhos acadêmicos, sendo uma publicação usada como referência bibliográfica em artigos, livros e teses, quanto pelo interesse despertado no público geral, uma vez que seus textos são didáticos e versam sobre assuntos relativos não somente ao teatro, mas à cultura e sociedade como um todo”. 

+ Leia todas as edições da revista A[L]BERTO

+ Leia as publicações do Selo Lucias

Sobre a revistaA[L]BERTO

A revista da SP Escola de Teatro, batizada de A[L]BERTO, nasceu em dezembro de 2011 e, desde então, tornou-se referência na reflexão teatral do país. Até hoje, foram lançadas nove edições, entre 2011 e 2015, oito números e mais um especial de dramaturgia. As edições 9 e 10 chegam agora em 2024, marcando o retorno desse projeto central para a SP Escola de Teatro.

A A[L]BERTO é publicada em edições temáticas, sob edição de Silvana Garcia. E, como é missão primordial da Escola difundir conhecimento e dialogar com as novas tendências, além de exemplares impressos, os interessados em ler e pensar o teatro têm acesso à revista online, de graça e sem nenhuma necessidade de cadastro.

Aberto Guzik e Ivam Cabral na sede Brás da SP Escola de Teatro em 2009 © Andre Stefano Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Batizado em homenagem a Alberto Guzik (1944-2010), crítico teatral, ator, diretor, professor e escritor brasileiro, além de um dos fundadores da ADAAP e responsável por ajudar a criar o projeto da SP Escola de Teatro, o periódico nasceu com a perspectiva do confronto de ideias próprio do artista que, nas palavras do diretor executivo da Escola, Ivam Cabral, não temia o risco e possuía uma visão plural sobre a vida e a arte. A versatilidade e a abertura de Alberto Guzik inspiraram a publicação que traz, desde a opção gráfica do título, o conceito do convívio entre pontos de vista diversos.

Edição 9 da Revista A[L]BERTO, da SP Escola de Teatro: lançamento do Selo Lucias. | Foto: Comunicação Adaap

Edição 9 da Revista A[L]BERTO, da SP Escola de Teatro: lançamento do Selo Lucias. | Foto: Comunicação Adaap

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *