SP Escola de Teatro abre inscrições para 77 vagas gratuitas

SP Escola de Teatro © Andre Stefano/Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, idealizada e gerida desde 2009 pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), abriu no último dia 16/10 as inscrições para o seu Processo Seletivo 2024/1, referente às turmas que iniciam no primeiro semestre de 2024.
 

São 77 novas vagas em oito cursos técnicos com dois anos de duração cada, nos períodos matutino e vespertino, sendo as linhas de estudo: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia, e Técnicas de Palco. As aulas são gratuitas.
 

O prazo para se inscrever no Processo Seletivo 2024/1 vai até 9/11, às 17h, exclusivamente pela internet, pelo site da Fundatec Confira o edital completo aqui, com detalhamentos, instruções, regras, prazos e cronogramas. Há vagas reservadas para pessoas negras e indígenas.
 

O curso técnico da SP Escola de Teatro possui reconhecimento do MEC e a certificação permitirá aos estudantes o encaminhamento direto ao Ministério do Trabalho para solicitação do DRT.
 

As aulas do curso técnico acontecem presencialmente nos períodos matutino (de segunda a sexta, das 9 às 13h; com eventuais atividades aos sábados); ou vespertino (de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; com eventuais atividades aos sábados), totalizando uma carga horária de 480 horas por módulo – 1920 horas no total após dois anos.
 

A taxa de inscrição no edital é de R$85 e há como solicitar isenção parcial ou total da taxa. Estudantes da instituição também podem concorrer a bolsas-auxílio semestrais, que ajudam a cobrir custos como transporte e alimentação.
 

Cronograma de seleção

A seleção para o curso técnico da SP Escola de Teatro é dividida em dois momentos, ambos classificatórios e eliminatórios. O primeiro momento consiste na participação de entrevistas por vídeo-chamada e a realização da prova de redação online. As pessoas aprovadas nessa etapa seguem para um segundo momento, com as avaliações específicas da área escolhida na inscrição, podendo ser individuais ou em grupo – de acordo com as linhas.
 

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado em 6 de fevereiro de 2024, com matrículas nos dias 8 e 9. O início do semestre letivo está programado para 17 de fevereiro de 2024.
 

Dúvidas ou questionamentos devem ser encaminhados exclusivamente para a Fundatec.
 

Sobre a SP Escola de Teatro e a ADAAP

Inaugurada em 2010, a SP Escola de Teatro é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP).
 

A ADAAP é uma Organização Social e exemplo do modelo de gestão de Políticas Públicas que vem sendo implantado pelo governo do Estado desde 2004, com base na Lei Complementar n° 846/98 e no Decreto Estadual nº 43.493/98. Através da publicização, ou gestão pública não estatal, serviços e atividades públicas são geridos por meio de parcerias entre o Estado e o terceiro setor.
 

A associação nasceu do encontro de integrantes de alguns dos mais importantes grupos e coletivos teatrais da cidade de São Paulo, como Satyros, Teatro da Vertigem, Grupo Macunaíma e CPT.
 

Parlapatões, Dramáticas em Cena e Espaço Cenográfico, com a finalidade de pensar uma nova perspectiva de formação em artes e desenvolver e administrar projetos socioeducacionais, culturais e institucionais, valorizando a arte, a educação e economia criativa no estado de São Paulo.
 

Destacam-se dois aspectos relevantes da ADAAP. Primeiro, a capacidade de atendimento à população, oferecendo nível de excelência no ensino de arte, com números expressivos de suas realizações. Segundo, seu sistema pedagógico, amplificado para além do campo artístico, que se tornou referência nacional e internacional. Nessa década e meia, a sua interação com vários setores, da cultura e do campo social, levou que seus projetos, em especial a SP Escola de Teatro, interagem com algumas das principais e mais renomadas universidades do país e do exterior, como Guildhall School of Music & Drama, Stockholm University of the Arts, University of the Arts Helsinki, Zurich University of the Arts, USP e Unicamp.
 

O direcionamento e acompanhamento essencial das Organizações Sociais de Cultura, feita pelo Conselho Administrativo, contou e conta com as figuras mais representativas do setor cultural, tais como Isildinha Baptista Nogueira, Leandro Knopfholz, Danilo Santos de Miranda, Elen Londero, Eunice Prudente, Helena Ignez, Hubert Alquéres, Maria Bonomi, Patrícia Pillar, Wagner Brunini, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, Rachel Rocha e Lauro César Muniz (conselheiro benemérito).
 

Desde sua inauguração, a ADAAP coleciona inúmeros prêmios, tanto por seu modelo pedagógico e administrativo, como por seus diversos projetos inovadores e iniciativas de formação e capacitação que são referência no Brasil e no exterior. Entre eles, destacam-se o Bizz Awards 2023, da Confederação Mundial de Negócios “WorldCob”, o European Award for Best Practices 2022, o Prêmio Especial APCA (2021), o prêmio internacional Top–100 Achievements–2020, na categoria Ciência e Educação, e o Prêmio Shell de São Paulo, na categoria Inovação (2017).

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *