Curso grátis ensina a escrever projeto cultural para Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo na SP Escola de Teatro

crop man taking notes in planner while working remotely in cafe with laptop
Photo by Ketut Subiyanto on Pexels.com

Muitos artistas sofrem na hora de pensar e escrever um projeto para algum edital de fomento à cultura. Mas, saber os meandros das políticas culturais é fundamental para ver um trabalho artístico concretizado. Pensando justamente em ajudar artistas e produtores a melhorarem nesta área, estão abertas as inscrições, até o dia 19 de abril, para o curso gratuito de Extensão Cultural de Escrita de Projetos e Políticas Culturais – Uma formação para as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, a ser orientado por Pedro Leão, pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, sob direção executiva de Ivam Cabral. As aulas são presenciais na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro e acontecem de 2 de maio até 29 de junho de 2023, sempre às terças e quintas-feiras, das 19h30 até 22h30.

O curso tem como proposta evidenciar os efeitos da pandemia no setor cultural e seus desdobramentos desde 2020, ressaltando a importância histórica da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc, em fase de regulamentação pelo Governo Federal.

Dentre outras abordagens na formação, destacam-se também as diversas fontes de captação de recursos, parcerias com os dois setores, público e privado, e com artistas e grupos independentes, além dos mais variados incentivos. Através da apresentação de cases relacionados ao tema e de atividades práticas de escrita de projetos, o orientador proporcionará aos artistas, estudantes e produtores independentes um melhor usufruto das políticas existentes.

Os três objetivos do curso são: introduzir a História das Políticas Culturais do Brasil, contextualizando a partir das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc; apresentar os diversos Mecanismos de Financiamento e Empreendedorismo Cultural do país, com ênfase ao Estado e cidade de São Paulo; e preparar para a Escrita de Projetos e referido uso das Leis.

“Os artistas só têm a ganhar quando entendem melhor os meios de produção cultural atualmente disponíveis nas esferas governamentais. E, para ter sucesso, um projeto deve ser bem estruturado e este é o foco do curso de Pedro Leão, estudioso do tema, na SP Escola de Teatro”, diz Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da instituição.

INSCREVA-SE AQUI!

Quem é Pedro Leão

Foto de rosto em preto e branco do orientador Pedro Leão

Pedro Leão é mestrando em Economia e Política da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC e bacharel em Teatro pela Anhembi Morumbi, como bolsista do ProUni. Atua na cultura desde 2005, integrando o grupo Teatro da Neura, em Suzano, entre 2012 e 2016. Desde 2017, reside e atua na capital paulista, sendo co-fundador da Cubo Cultural. Como produtor desde 2013, assinou a realização de quase 200 projetos culturais através das Leis de Incentivo à Cultura, nas linguagens de Artes Cênicas, Audiovisual, Música, Artes Visuais, Literatura e Games. Também integrou as comissões de seleção de projetos do ProAC em 2020 e 2021 e do Prêmio FUNARTE de Estímulo ao Teatro, em 2022. Como artista, assina a direção dos espetáculos “Rituais do Sofrimento” (2018) e “Agridoce” (2020), além de idealizador e produtor executivo do espetáculo, do show e do EP “LOVE+” (2021). Em 2022, assinou a dramaturgia e direção do espetáculo solo “Pequeno Monstro” e do programa “Bysha, tu acha?” com JOMA.

Curso Escrita de Projetos e Políticas Culturais – Uma Formação para as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc

Quando: 02 de maio até 29 de junho de 2023
Terças e quintas – 19h30 as 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Público: Artistas, produtores e estudantes da área, com alguma experiência profissional e interessados no aprofundamento do debate sobre Políticas Públicas para a Cultura no Brasil. A partir de 18 anos.
Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 06 de abril de 2023 a 19 de abril de 2023
Aprovados: 25 de abril de 2023
Matrícula online: 26 e 27 de abril de 2023

INSCREVA-SE AQUI!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *