Ivam Cabral homenageia Lucia Camargo, que dá nome à Mostra Oficial do Festival de Curitiba

Lucia Camargo dá nome à Mostra Oficial do Festival de Curitiba, do qual foi curadora por muitos anos © Divulgação – Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL AO FESTIVAL DE CURITIBA*

O Brasil, infelizmente, é país de memória curta. Por isso, como forma de valorizar a sua própria história, o Festival de Curitiba renomeou sua Mostra Oficial como Mostra Lucia Camargo, em homenagem à ex-curadora do evento, Lucia Camargo, que morreu em 2020 aos 76 anos. Lucia ainda foi mulher pioneira no jornalismo e na gestão cultural, sendo Coordenadora de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro — posto atualmente a cargo de Miguel Arcanjo Prado, diretor deste Blog do Arcanjo –, secretária-adjunta de Cultura do Estado de São Paulo, diretora do Teatro Guaíra e do Palácio das Artes e secretária de Cultura do Paraná e da Fundação Cultural de Curitiba. Em homenagem à memória de Lucia Camargo, seu grande amigo e afilhado nas artes Ivam Cabral, ator e dramaturgo cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro e Adaap – Associação dos Artistas Amigos da Praça, onde foi parceiro de Lucia Camargo por anos, concedeu ao Blog do Arcanjo o depoimento exclusivo a seguir.

Lucia Camargo e Ivam Cabral © Andre Stefano – Blog do Arcanjo 2023

Ivam Cabral lembra importância de Lucia Camargo em sua vida

“Ultimamente, eu tenho sentido muita falta da Lucia. Tenho pensado muito nela. Sonhado, também, inclusive. Talvez seja das fases em que mais tenho me recordado dela, desde seu desaparecimento em 2020. Lucia Camargo e Alberto Guzik – e colocaria Gilberto Dimenstein e Contardo Calligaris, também, nesta lista – foram, das pessoas que me formaram, as mais importantes. Mas Lucia teve um lugar especial, porque me iniciou nas artes. Não fosse ela, talvez, eu não tivesse descoberto o espaço que havia pra mim no teatro.

Em Curitiba, anos 1980, Lucia era diretora do Teatro Guaíra e eu estudava administração de empresas e trabalhava em uma corretora de valores, naquele momento começando a operar na Bolsa de Valores. Aos 20 anos, já tinha uma vida e futuro definidos. Mas eu fui morar na Praça Santos Andrade, endereço do Guaíra. E daí minha vida não seria a mesma. Apaixonado pelo teatro, no último ano da faculdade de administração, passei num processo seletivo da PUC/PR e resolvi abandonar tudo: a administração de empresas, a corretora e uma vida cheinha de frustações.

Mas, pedindo as contas e sem nenhuma perspectiva, não teria dinheiro para pagar a minha formação em artes cênicas. Foi aí que a Lucia entrou em ação. Ela me viu na fila da matrícula, quando eu decidiria se frequentaria ou não o curso de teatro, e me chamou para uma conversa em sua elegante sala de diretora. Saí de lá com uma bolsa integral até o final do curso e o sonho de encontrar o meu espaço nesse mundão de Deus. A partir daí, nos grudamos. E logo no início da estruturação da SP Escola de Teatro, Lucia veio trabalhar com a gente. E foi tão, mas tão lindo.”


Ivam Cabral
diretor executivo da SP Escola de Teatro

Ivam Cabral em frente ao Teatro Guaíra, em Curitiba, onde começou sua carreira artística incentivado por Lucia Camargo – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *