Rapidinhas | Festival Satyrianas movimenta Praça Roosevelt de 11 a 15 de novembro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Satyrianas na praça

Você tem fome de quê? O verso imortalizado pelos Titãs é o tema da 23ª edição do Festival Satyrianas – Uma Saudação à Primavera. O evento terá abertura às 20h do dia 11 de novembro, uma sexta, com programação que vai até o feriado de 15 de novembro, na Praça Roosevelt, coração do teatro em São Paulo. Criado por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, o evento tem coordenação geral de Gustavo Ferreira. O cartaz, criado por Henrique de Mello, tem inspiração no quatro Operários, de Tarsila do Amaral. Programe-se!

Polvorosa

Quando chega a época da Satyrianas, o povo do teatro fica esbaforido para apresentar suas novas criações. Afinal, o evento costuma ser plataforma de lançamento de peças que mais tarde vão dar o que falar. Do jeito que a gente gosta.

No cartaz

A coluna, como é novidadeira, conseguiu descobrir em primeira mão os nomes de algumas das peças que vão estar na programação da Satyrianas 2022: Bichas de Saia, O Bosque dos Sonâmbulos, Eu Vim Só Pra Ver O Que Tem Atrás do Portão, Cortador de Salsihas: O Jantar Está Servido e Era Uma Vez No… Carandiru e Travessia de Maria Carolina de Jesus. Quanta coisa, né?

Teatro na tela

Estão abertas as inscrições para workshop gratuito e presencial Olhares: poéticas críticas e escrita criativa sobre teatro, a ser orientado pelo professor e crítico teatral Amilton Azevedo, de 7 a 21 de novembro na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro. Os estudantes vão cobrir o Festival Satyrianas. É de graça.

Teatro em Heliópolis

A 4ª Mostra de Teatro de Heliópolis acontece de 29 de outubro a 6 novembro de 2022 na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, no bairro do Ipiranga, no CEU Heliópolis e em ruas da comunidade, com atividades gratuitas até no transporte local. O evento apresenta um panorama teatral de artistas e grupos periféricos com 14 sessões teatrais (adultos, infantis e teatro de rua) e duas oficinas de formação. Viva o poder transformador do teatro!

Dá tempo

Você é ou conhece algum escritor negro ou negra que estude ou lecione teatro? Pois então, atenção: estão abertas até 4 de novembro as inscrições para o Prêmio Solano Trindade de dramaturgia inédita negra, oferecido pela Adaap e SP Escola de Teatro. Neste link você encontra todas as informações!

China no Municipal

Acontece neste domingo (30), às 11h, no Theatro Municipal de São Paulo, o Concerto China-Brasil: 210 Anos de Imigração. A apresentação será com a Orquestra Experimental de Repertório, com regência do maestro Jamil Maluf. O concerto também contará com a presença do solista Oscar Ping, tocando erhu, instrumento tradicional chinês, e da Banda Ya Wen, que também abarca diversos instrumentos da cultura chinesa.

Patuscada da Clodd

A atriz Clodd Dias, destaque na representatividade trans na TV com a série Manhãs de Setembro no Amazon Prime Video, lança nesta sexta, 28, seu livro de poesia Longa-Metragem, pela editora Desconcertos. A obra tem prefácio de Davi Kinski. A noite de autógrafos começa às 19h30 na Livraria Patuscada, na Rua Luiz Murat, 40, em Pinheiros. Estão todos convidados.

Coisas de Clarice

Após sucesso pelo Brasil, o musical A Hora da Estrela – O Canto de Macabéa, inspirado no livro de Clarice Lispector, faz temporada no Teatro Vivo, entre os dias 3 de novembro e 11 de dezembro, com apresentações de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h. O espetáculo tem adaptação e direção de André Paes Leme, canções especialmente compostas por Chico César e direção musical e arranjos de Marcelo Caldi. Laila Garin é Macabéa, a mítica protagonista do aclamado romance, ao lado de Claudia Ventura e Leonardo Miggiorin. A idealização e produção é de Andréa Alves, da Sarau Cultura Brasileira. Turma boa.

Desilusão…

A baiana Larissa Luz, que foi Elza Soares no teatro e hoje brilha no Saia Justa do GNT, canta o clássico álbum Dança da Solidão, lançado por Paulinho da Viola em 1972, em show duplo no Sesc 24 de Maio, centro de São Paulo. Neste sábado, 29 de outubro, às 17h e 20h. Imperdível.

Nostalgia

Ele vivia cantando no Planeta Xuxa. Pois bem, o cantor Maurício Manieri se prepara para apresentar no dia 3 de dezembro o show Classics, com hits do pop romântico entre as décadas de 1970 e 1990, no dia 3 de dezembro, no Clube Jundiaiense, em Jundiaí, São Paulo. Good times.

Dona da voz

A icônica Zezé Mota canta seu disco Negritude, de 1978, nos dias 4 e 5 de novembro, sexta e sábado, 21h, no Sesc Belenzinho, em São Paulo. O álbum também pode ser ouvido nas plataformas, completamente remasterizado. Uma preciosidade.

Line-up

Rincon Sapiência, Larissa Luz, Kaê Guajajara e Tulipa Ruiz estão entre as atrações musicais do Festival Revide! Movimentos Para Imaginar Amanhãs, de 11 a 13 de novembro, no Museu do Amanhã, na região portuária do Rio. Vai bombar.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *