Festival Satyrianas abre inscrições para propostas artísticas até 12 de agosto

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Cia. de Teatro Os Satyros abriu as inscrições para propostas que integrarão a programação da 23ª edição de um dos maiores eventos artísticos do país: o Festival Satyrianas. A maratona cultural será feita de 12 a 15 de novembro de 2022, com pelo menos 500 atrações com profissionais de diferentes áreas e diversas partes do país. Podem participar grupos ou artistas individuais com projetos nas áreas de teatro, danças, circo, performance, música, artes visuais, cinema e afins. Para isso, basta preencher o formulário neste link aqui até o dia 12 de agosto de 2022.

A iniciativa, que tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e às artes, será em formato híbrido e contará com exibição online de muitos bate-papos, lives e workshops; portanto será possível a veiculação digital e ao vivo de espetáculos de diferentes partes do Brasil. Todas as apresentações da programação serão gratuitas com possibilidade de contribuição espontânea do público participante (Pague Quando Puder).

As categorias para inscrição são:
– Teatro
– Performance
– Dança
– Música
– Cinema
– Circo
– PodcastMix (websérie em áudio, 3 episódios em formato podcast, de até 10min. cada)
– PapoMix e Lives (debates, palestras, entrevistas, bate-papos)
– Workshop
– Contação de Histórias
– Literatura (Saraus, leituras, lançamentos de livro e outras atividades correlatas)
– SatyriBlack (Projetos de teatro, dança, música, outros, que evocam a valorização e reflexão sobre a cultura preta)
– SatyriTrans (Projetos de teatro, dança, música, outros, que evocam a valorização e reflexão sobre a cultura trans)
– Outros

Satyrianas

Quando foi criado em 2000, era localizado na Bela Vista e nomeado “Folias Teatrais”, o evento se propôs como uma homenagem à primavera e deixava o Teatro da região initerruptamente aberto durante 4 dias e 4 noites. Pontuando, assim, a resistência da cultura naquele momento. Atualmente na Praça Roosevelt, o festival continua com o mesmo propósito: são 78 horas ininterruptas que oferecem inúmeras atividades teatrais para os moradores da cidade.

Desde que assumiu a nova localização, as intituladas Satyrianas são parceiras da SP Escola de Teatro; o diretor executivo e o coordenador de direção da SP, respectivamente Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, são fundadores da Companhia organizadora do evento, ‘os Satyros’. A Cia foi pioneira e responsável pela revitalização da Praça Roosevelt, um lugar histórico do centro de São Paulo, no qual a arte teve papel de transformação e que hoje se configura com dos principais pontos de troca cultural da cidade.

Desde 2009, o Satyrianas faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, incluído através da Lei 13.750 de autoria do deputado estadual Carlos Giannazi.

O festival também rendeu à Cia. Os Satyros, em 2007, o Prêmio Especial da Crítica da APCA; em 2013, os prêmios Shell de Inovação e Aplauso Brasil, categoria Destaque; e, em 2021, o Prêmio Arcanjo na categoria Especial.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *