Acusado de racismo, diretor da Globo Vinicius Coimbra é afastado

Vinicius Coimbra foi acusado de racismo e foi afastado pela Globo – Foto: Estevam Avellar Globo Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O diretor da Globo Vinicius Coimbra foi afastado da emissora por conta de acusações de que teria tido comportamento racista. Ele dirigiu a novela Nos Tempos do Imperador e estava à frente da próxima novela das seis, Mar do Sertão. A informação foi divulgada pela jornalista Carla Bittencourt, do site Notícias da TV. Vinicius Coimbra foi substituído por Allan Fiterman, que dirigiu a novela Quanto Mais Vida Melhor. Ainda de acordo com o Notícias da TV, a decisão pelo afastamento do profissional ocorreu nesta terça (15).

As atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues foram à direção da Globo para reclamar do comportamento e de atitudes de Vinicius Coimbra e de sua equipe quanto no trato a atores negros e negras em Nos Tempos do Imperador. De acordo com a matéria, as atrizes estariam fazendo tratamento psicológico por conta do trauma sofrido. Entre as acusações, está a de que o diretor insistiu que as mesmas defendessem a novela em suas redes, quando esta foi acusada de criar uma cena de “racismo reverso”.

Em postagem da jornalista Carla Bittencourt sobre o assunto, o ator Ricardo Lopes deu o seguinte depoimento.

“Fiz uma participação nessa novela, meu personagem estava descrito como escravo 1 e ele me chamou de escravo, pedindo para eu me posicionar. A assistente de direção no microfone falou assim: o nome dele é Ricardo, e ele nem sequer se redimiu. Na hora, foi um choque, porque fiquei um pouco constrangido”.

Ricardo Lopes
ator, sobre a postura de Vinicius Coimbra em Nos Tempos do Imperador da Globo

Coimbra declarou ao Notícias da TV que “o elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias”. A Globo não cometou o caso por razões de confidencialidade ética.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *