Cine Satyros Bijou é reaberto com Patricia Pillar e audiovisual em festa na Praça Roosevelt
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um clima de resistência cultural e festa do audiovisual se fez na noite de aniversário de São Paulo, nesta terça, 25 de janeiro, na Praça Roosevelt. Mais especificamente no número 172, onde fica o histórico Cine Bijou, que ficou fechado por 26 anos.
A cidade ganhou de presente a reabertura do icônico espaço histórico capitaneada por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, fundadores da Cia. de Teatro Os Satyros e agora administradores do Cine Satyros Bijou, cuja sala foi batizada com o nome da atriz Patricia Pillar, presente na cerimônia.
A fila se estendeu pela Praça Roosevelt, com centenas de cinéfilos e curiosos por ver de perto a reabertura do legendário cinema paulistano, palco de resistência à ditadura militar e onde gerações viram filmes que entraram para a história.
Emocionada em dar nome à sala, Patricia ressaltou a garra dos artistas do Satyros em reabrir o espaço, com financiamento coletivo e ajuda de amigos. Ao pisar no palco, ela fez questão de tirar os sapatos de salto alto vermelhos, “para combinar com as poltronas de couro dos anos 1960”. E disse ficar descalça em respeito “a este espaço sagrado das artes, que também abrigará peças de teatro”.
Cabral e Vázquez afirmaram que a sala será um lugar de resistência do audiovisual brasileiro que não consegue exibição nas grandes salas, com espaço livre para curtas, médias e longas metragens nacionais, além de mostras, debates, festivais e ações educativas.
Também estiveram presentes na cerimônia personalidades como José Roberto Sadek, Hubert Alquéres, Guilherme Marback, Celso Gianazzi, Carlos Gianazzi, Nicole Puzzi, Carlinhos de Jesus, Andradina Azevedo e Dida Andrade, entre outros.
O filme da noite foi Zuzu Angel, protagonizado por Patricia Pillar e sob direção de Sérgio Rezende, sobre a consagrada estilista que enfrentou a ditadura militar após a morte do filho guerrilheiro.
A programação nestes primeiros dias será gratuita. Confira os dias e horários abaixo.
Programação gratuita de reabertura do Cine Satyros Bijou – Sala Patricia Pillar
Fotos da reabertura do Cine Satyros Bijou Sala Patricia Pillar
O Blog do Arcanjo mostra imagens da noite no olhar do fotógrafo Andre Stefano.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.