Rodolfo García Vázquez representa teatro do Brasil em congresso na Lituânia

Rodolfo García Vázquez - Foto: Bob Sousa - Blog do Arcanjo
Rodolfo García Vázquez – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Encenador brasileiro Rodolfo García Vázquez é o único latino-americano a participar do projeto Alexandria Nova, que une o teatro do norte da Europa

O diretor teatral Rodolfo García Vázquez é atualmente o encenador brasileiro com maior repercussão internacional. Prova disso é que ele acaba de desembarcar da Lituânia, país no norte báltico da Europa, onde abriu o congresso internacional do projeto Alexandria Nova, que reúne cursos de direção teatral de universidades de nove países do norte da Europa, com a palestra “Amanhecer Brasileiro”. Ele foi o único brasileiro e latino-americano a participar do encontro.

Sob o título “Presence/Distance: artistic research in performing arts”, o evento teve apoio da União Europeia e reuniu entre 23 e 29 de setembro alguns dos principais pensadores contemporâneos das artes cênicas. Na sequência, em 14 de outubro, Vázquez ainda ministrou palestra sobre o ensino decolonial da SP Escola de Teatro no Fórum Internacional Unrehearsed Futures – Futuro Não Ensaiado, uma parceria do Drama School Mumbai, da Índia, com Embodied Poetics, de Londres, na Inglaterra, e o CTDPS (Centre for Theatre, Dance & Performance Studies), da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Rodolfo García Vázquez participou do congresso do Projeto Alexandria Nova na Lithuanian Academy of Music and Theatre (LMTA) - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Rodolfo García Vázquez participou do congresso do Projeto Alexandria Nova na Lithuanian Academy of Music and Theatre (LMTA) – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Rodolfo García Vázquez é cofundador da Cia. Os Satyros ao lado de Ivam Cabral, grupo com 32 anos de atuação nos palcos brasileiros e internacionais e que ganhou maior projeção mundial com o teatro digital realizado durante a pandemia, sobretudo com a premiada The Art of Facing Fear, peça apresentada em cinco continentes. O artista ainda coordena o curso de Direção da SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, além de ter sido da equipe idealizadora da MT Escola de Teatro, em Mato Grosso.

De volta a São Paulo, o encenador, que faz doutorado em Artes Cênicas na ECA-USP, conversou com exclusividade com o Blog do Arcanjo sobre o momento especial que vive. Leia com toda a calma do mundo.

Miguel Arcanjo Prado – Como foi sua experiência na recente viagem à Lituânia?
Rodolfo García Vázquez –
Foi uma experiência bastante importante, pois foi a primeira ação oficial do projeto Alexandria Nova de que a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) tomou parte como membro oficial. Foi uma forma de apresentar nossa SP Escola de Teatro para todas as universidade europeias participantes do projeto. Também foi importante pela possibilidade de entender os desafios da pedagogia do teatro em grandes instituições europeias e perceber o que nos aproxima e o que nos distancia da realidade de lá.

Miguel Arcanjo Prado – Como foi sua fala na abertura do congresso e como foi recebido?
Rodolfo García Vázquez –
Na Lituânia, eu basicamente falei sobre a importância da resistência do teatro em tempos de pandemia, dos desafios que nós, artistas brasileiros, temos enfrentado e da necessidade de reinvenção do teatro. Foi um momento muito emocionante, pois era o primeiro encontro desses artistas e pedagogos depois de quase dois anos de isolamento.

Na Lituânia, falei sobre a importância da resistência do teatro em tempos de pandemia, dos desafios que nós, artistas brasileiros, temos enfrentado e da necessidade de reinvenção do teatro.”

Rodolfo García Vázquez, diretor
Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, cofundadores da Cia. de Teatro Os Satyros e da SP Escola de Teatro - Foto: Bob Sousa - Blog do Arcanjo
Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, cofundadores da Cia. de Teatro Os Satyros e da SP Escola de Teatro – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo

Miguel Arcanjo Prado – A cena internacional do teatro se interessa pela produção brasileira? Quais interesses você percebe, sobretudo na Europa?
Rodolfo García Vázquez –
Acredito que o Brasil chama a atenção justamente por suas chagas, infelizmente. É um país que escancara as desigualdades sociais de forma brutal. Em cada esquina de qualquer cidade deste país, a injustiça social surge como uma ferida aberta. Na Europa, as diferenças sociais são escamoteadas, mas os artistas sabem que elas existem. As discussões identitárias entre nós estão despertando uma consciência política de urgência que chama a atenção da cena europeia.

Fachada do Teatro Nacional da Lituânia em Vilnus - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Fachada do Teatro Nacional da Lituânia em Vilnus – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Miguel Arcanjo Prado – Foram quantos dias na Lituânia? Qual sua impressão do país e de seus habitantes? E do teatro de lá?
Rodolfo García Vázquez –
Nunca tinha estado na Lituânia. É um país com forte tradição teatral, apesar de pequeno e pouco divulgado nos grandes centros europeus. Alguns de seus diretores e diretoras dirigem em grandes salas da Europa. O encontro foi em Vilnius, capital da Lituânia, uma cidade cheia de encantos e história. As pessoas se surpreendiam quando descobriam que eu era brasileiro e faziam muitas perguntas, pois recebem poucos turistas brasileiros por lá, e os trópicos sempre exercem um grande fascínio do imaginário dos países mais ao norte da Europa. O teatro lituano é muito antenado com os movimentos europeus. O que mais me surpreendeu foi o trabalho que desenvolvem com o teatro para a primeira infância. Vi um pequeno experimento com teatro para bebês e crianças até 4 anos de idade que considerei bastante sensível e comprometido.

Detalhe da palestra de Rodolfo García Vázquez no Congresso Alexandria Nova em Vilnius, na Lituânia - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Detalhe da palestra de Rodolfo García Vázquez que abriu o Congresso Alexandria Nova em Vilnius, na Lituânia, norte da Europa- Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Miguel Arcanjo Prado – Você era o único brasileiro e latino-americano no congresso?
Rodolfo García Vázquez –
O congresso era formado por pedagogos e estudantes de cursos de direção teatral de universidades de sete países do norte da Europa (Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Lituânia, Noruega, Islândia e Suécia). A SP Escola de Teatro e sua parceira MT Escola de Teatro eram as únicas instituições de fora da Europa. É uma grande honra para a Adaap poder participar de um fórum internacional desse porte.

Miguel Arcanjo Prado – Qual a importância dessa viagem para você como diretor do Satyros e também como doutorando na ECA-USP e coordenador do curso de Direção na SP Escola de Teatro?
Rodolfo García Vázquez –
Acredito que é fundamental a participação do Brasil em um momento de grandes desafios para o teatro mundial, onde muitos dos alicerces da tradição do fazer teatral estão sendo questionados. Carregamos um passado de opressão colonial que afetou diretamente a evolução histórica do teatro brasileiro. Estamos decolonizando esse fazer de forma exemplar, como vem fazendo a SP Escola de Teatro desde sua fundação há mais de dez anos. E essa é uma contribuição fundamental que nós podemos levar para o centro do debate do teatro mundial.

Colaborou Marcio Aquiles

Siga @rodolfovazquez (@ossatyros e @escoladeteatro)

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

2 Resultados

  1. 19/10/2021

    […] Fonte: Blog do Arcanjo […]

  2. 06/11/2021

    […] entrevista ao jornalista Miguel Arcanjo Prado em seu Blog do Arcanjo, o coordenador da Escola contou, em detalhes, como foi sua experiência em Vilnius, capital do […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *