MT Escola de Teatro apresenta novos artistas de Mato Grosso em peças grátis

Por Miguel Arcanjo Prado

Dois espetáculos gratuitos apresentam ao Brasil os talentos dos novos artistas do teatro de Mato Grosso, que cada vez mais conquistam seu espaço na cena nacional. O Curso Superior de Tecnologia em Teatro da MT Escola de Teatro e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) realiza sua III Mostra de Cenas Online neste sábado (6), às 19h (horário de Cuiabá) ou 20h (horário de Brasília). Como tratam-se de obras do teatro digital, podem ser apreciadas de qualquer parte do Brasil e do mundo. Serão apresentados os espetáculos Depois do Fim do Mundo Vem Sempre Um Outro Dia e Desconexões à Milanesa ou O Lance de Dados sem Deus. Os ingressos gratuitos já podem ser retirados.

Se antes as apresentações ocorriam no charmoso Cine Teatro Cuiabá, verdadeira joia da cultura mato-grossense, agora as apresentações, por conta da pandemia, ocorrem na sala SP Escola de Teatro Digital, página na Sympla da instituição parceira da MT Escola de Teatro. Assim, as peças poderão ser vistas em telas de smartTV, celulares, tablets ou computadores, com o público na segurança de seus lares. O Blog do Arcanjo vai acompanhar as apresentações.

Ensino digital

Mesmo com o fechamento das escolas e universidades em decorrência da quarentena, as aulas da MT Escola de Teatro não foram interrompidas. Desde março de 2020, as aulas do Curso Superior de Teatro têm sido ministradas de forma online e, por consequência, todo o processo de construção dos espetáculos teatrais tem sido feito remotamente, por meio do uso de aplicativos como Zoom e Sympla.

Trata-se da aplicação do conceito de “Teatro Expandido”, utilizado para designar as potencialidades das tecnologias da Era Digital na cena teatral. “A pandemia fez mudar a forma como consumimos cultura. Por causa do distanciamento social, o lazer e o acesso às artes têm sido pelos conteúdos disponíveis nos meios eletrônicos e digitais, tudo de dentro da nossa própria casa. Isso nos deu a ideia de trabalharmos com os estudantes também dessa maneira“, declara Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro.

Rodolfo García Vázquez, Coordenador das Áreas Artísticas da MT Escola e um dos percursores do teatro digital no Brasil e no mundo com a premiada internacionalmente Cia. de Teatro Os Satyros, também destaca essa migração para ferramentas online: “A experiência provocada pelo Teatro digital é equivalente a do teatro presencial: nele estão o ‘ao vivo’, o ‘aqui agora’ e a interação com a plateia”, pontua.

2 peças de 20 minutos

Serão apresentadas duas peças, com cerca de 20 minutos de duração cada uma. As duas têm a obra O Amanhã Não Está à Venda, de Ailton Krenak, como inspiração.

A primeira é Depois do Fim do Mundo Vem Sempre Um Outro Dia. Trata-se de uma distopia sobre a chegada à Terra do astronauta Jarbas Tante, séculos depois de uma extinção em massa que motivou uma grande fuga dos seres humanos para um outro planeta.

A segunda é Desconexões à Milanesa ou O Lance de Dados sem Deus. A obra cênica foi criada remotamente e serpenteia pelas práticas teatrais presenciais e descobertas experimentais no novo estado de presença corpo-espaço-agora (online), lançando no ar um possível continuar.

A III Mostra de Cenas Online ocorre dia 6 de março de 2021 (sábado), às 19h, no espaço digital da MT Escola de Teatro, com entrada gratuita pela plataforma Sympla. Para obter os ingressos gratuitos e assistir a Mostra, acesse este link. Mais Informações: (65) 9 9339-8570.

MT Escola de Teatro

Resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça de São Paulo (Adaap), a MT Escola se destaca por ser o único Curso Tecnológico Superior de Teatro de Mato Grosso, oferecendo aos alunos de graduação sete áreas de especialização: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural. A MT Escola de Teatro é um polo de formação criado e mantido através dessa parceria.

Depois do Fim do Mundo Vem Sempre um Outro Dia

Ficha Técnica
Atuação: André Souza, Andreel Ferreira, Fabíola Karen, Ismael Diniz e Waltair França;
Cenário e figurino: Débora Cometti e Robson Oliveira; Direção: Benone Lopes, Eliane Fonseca e Rafael Cerigato; Dramaturgia: Túlio Paniago; Iluminação: Lívia Viana e Xico Macedo; Produção: Gustavo Teixeira; Sonoplastia: Carlos Awire e Débora Veiga.
Sinopse: Além da famosa extinção dos dinossauros, a Terra já viveu outras cinco grandes extinções em massa. Segundo a ciência, atualmente vivemos a sétima. Mas nem todo fim de mundo precisa ser um fim de festa.

Retire seu ingresso aqui

Desconexões à Milanesa ou o Lance de Dados sem Deus

Ficha Técnica
Atuação: Dicélia Correa, Jone Sayd, Jonathan Nery e Thais Falca; Cenário e figurino: Luiz Carlos Ribeiro e Liah Bischoff; Direção: Clodoaldo Arruda e Jean Pablo Loti; Dramaturgia: Glauber Lauria; Iluminação: Alexandre Cruz; Produção: José Júnior Franco e Ronaldo José; Sonoplastia: Daniel Viegas.
Sinopse: Quando os personagens não existem e as perguntas multiplicam-se. Quando as opiniões são díspares, díspares as disputas. Quando a atuação fala sobre teatro dentro da própria peça de teatro. E o Teatro, escrito em versos, transmitido online, é poesia (?) pergunta ao próprio teatro, é teatro? A soma de vozes dissonantes. Os discursos que se confundem. Um clima que não cessa. E a balbúrdia da vida invadindo a sua casa, querendo saber qual é a sua tara. A reinvenção do que é feito há séculos. Pandemia e uma nova maneira de resistir. A cidade, o Xingú. E você se pergunta: que lugar é esse aqui?

Retire seu ingresso aqui

Siga @miguel.arcanjo!

Ouça o Podcast do Arcanjo!

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, colunista do Notícias da TV e faz o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *