Sérgio Mendes chega aos 80 anos e ganha documentário

Por Miguel Arcanjo Prado

Sérgio Mendes é um dos grandes responsáveis por colocar a música brasileira no mercado norte-americano e internacional, construindo uma definitiva sonoridade Brasil for export.

O artista, que fez a trilha do premiado filme de animação Rio, de Carlos Saldanha, ao lado de Carlinhos Brown, acaba de completar 80 anos, em 11 de fevereiro último.

Para celebrar as oito décadas de vida, ele será tema de um documentário, dirigido por John Scheinfeld. O nome será o mesmo de seu disco mais recente, In The Key Of Joy, que foi lançado no fim de fevereiro de 2020, às vésperas da pandemia, o que prejudicou enormemente o lançamento.

O filme mostra encontros com Frank Sinatra e traz depoimentos de nomes como Quincy Jones.

Radicado em Los Angeles, Estados Unidos, desde a década de 1960, ele conheceu a consagração por lá com sua versão de Mais que Nada, de Jorge Ben, lançada em 1966, no álbum Herb Alpert Present’s Sergio Mendes & Brasil’ 66.

O álbum vendeu 1 milhão de discos nos EUA no mesmo ano em que os Beatles estavam nas paradas com Revolver. Desde então, o músico virou sinônimo de música brasileira sofisticada e alegre, embalada pela nostalgia de um Brasil de amor que se perdeu.

Siga @miguel.arcanjo!

Ouça o Podcast do Arcanjo!

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, colunista do Notícias da TV e faz o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg



Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *