Marcelo Quintanilha homenageia o Carnaval com Daniela Mercury no disco EruDito

Músico mistura erudito e popular em disco com estrelas

Por Miguel Arcanjo Prado

O músico Marcelo Quintanilha convidou Daniela Mercury para dividir os vocais na faixa Carnaval de Viena, canção de seu novo álbum, EruDito. Com 11 letras para canções de dez compositores clássicos, o disco que chega às plataformas digitais em 19 de fevereiro.

Nele, o músico passeia por músicas eruditas que habitam nossas memórias. A faixa com participação da Rainha do Axé parte do Intermezzo do Carnaval de Viena Op. 26, de Schumann e homenageia nossa festa popular, proibida neste 2021 como antecipou mediunicamente Daniela em Proibido o Carnaval, seu hit na folia de 2020.

Virginia Rodrigues e Monica Salmaso gravaram com Quintanilha no disco EruDito – Fotos: Divulgação – blogdoarcanjo.com

Além de Daniela Mercury, também fazem participações no disco EruDito a poderosa Virginia Rodrigues, que canta Bem Me Quer com Quintanilha, e a cantora Monica Salmaso, na faixa Três Sinais, que homenageia a classe artística e ganhou clipe no fim de 2020.

Homenagem ao Carnaval

Esta não é a primeira vez que Quintanilha celebra o reinado de Momo em sua música. O disco Pierrot e Colombina, que lançou em 2005 pelo selo Yb Music, em parceria com Vania Abreu, também abordou a temática.

A marcha-rancho Carnaval de Viena tem, além da voz de Daniela Mercury, tem a clarineta de Luca Raele, o baixo acústico de Danilo Viana, a percussão de Danilo Moura, o violão e bandolim de Camilo Carrara e a participação especial de Edmilson Capelupi no violão de 7 cordas.
“Num ano em que o Carnaval não pode ser comemorado e brincado na sua essência, os versos da letra, menos expansivos e mais reflexivos (sem fantasia, viro pirata, rei ou querubim/mas só queria não ver mais nada e esquecer de mim) dão o tom preciso do momento atual ao mesmo tempo em que reverenciam este carnaval diferente. Ninguém melhor do que a Rainha para cantar comigo essa homenagem”, diz Quintanilha ao Blog do Arcanjo.

Marcelo Quintanilha lança disco EruDito – Fotos: Luan Cardoso e Célia Santos/Divulgação – blogdoarcanjo.com

Ao longo de quase 30 anos de carreira, Marcelo Quintalilha já lançou 12 discos, entre eles, CAJU – As Canções de Cazuza por Marcelo Quintanilha (2018), Eu Inteiro Só (2016), Cumulus Samba (2012), Quinto (2008), Pierrot & Colombina (2006), Mosaico (2005), Sala de Estar (2003), Quinta (1998) e Metamorfosicamente (1995).

Siga @miguel.arcanjo!

Ouça o Podcast do Arcanjo!

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, colunista do Notícias da TV e faz o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *