‘Era a chata da novela’, diz Regiane Alves sobre Clara de Laços de Família

Por Miguel Arcanjo Prado

A atriz Regiane Alves acompanha diariamente o desenrolar da reprise de Laços de Família, novela de Manoel Carlos, em Vale a Pena Ver de Novo, na Globo.

Com a maturidade das duas décadas que se passaram, hoje ela tem olhar mais exigente, mas também mais nostálgico. Nesta entrevista ao Blog do Arcanjo, feita em parceria com a Comunicação Globo, ela revela detalhes da personagem Clara, “a chata da novela”, segundo sua própria definição.

A atriz recorda a parceria com o autor Manoel Carlos e a emblemática cena em que a personagem revela que sua rival Capitu (Giovana Antonelli) é prostituta e que vai ser reexibida nesta quinta (28).

Leia com toda a calma do mundo.

Blog do Arcanjo – Quais sentimentos a exibição de ‘Laços de Família’ no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ desperta em você?
Regiane Alves –
Primeiro a curiosidade em acompanhar a minha primeira novela em horário nobre, e ao mesmo tempo fico aflita em rever algumas cenas, sinto um misto de vergonha e nostalgia. Repenso em como poderia ter feito aquela cena mil vezes e não tem como mudar.

Blog do Arcanjo – Relembre um pouco a Clara.
Regiane Alves –
A Clara era uma garota mimada querendo atenção e pedindo isso da forma mais errada possível. Usava a filha para salvar um casamento falido. Era a “chata” da novela. E fazer uma personagem chata não é fácil, mas sempre tive o apoio de Manoel Carlos e Ricardo Waddington e me sentia protegida.

Blog do Arcanjo – Qual a cena (ou quais) foi mais marcante para você?
Regiane Alves –
A do atropelamento da Clara e da filha, que gravamos nas ruas no Leblon, no começo da trama. A cena em que o Fred (Luigi Baricceli) vai embora de casa e ela fica sozinha com a filha, sofrendo, e entra a trilha da personagem, ‘Devolva-me’, na voz de Adriana Calcanhoto, também marcou muito. E, claro, a cena que a Clara desmascara a Capitu dizendo que ela é uma garota de programa. Me lembro até da Maria Paula no Casseta & Planeta fazendo a imitação da personagem. Seria o nosso meme de hoje nas redes sociais.

Blog do Arcanjo – Como foi gravar essa cena?
Regiane Alves –
Foi impactante. Para mim, depois da cena em que a Camila raspa a cabeça, essa é uma das mais lembradas pelo público. Tinha 21 anos, uma cena difícil para fazer, e na frente daquele elenco de feras (risos). Sabia que era uma sequência muito importante, que marcava uma reviravolta na trama, então, me preparei bem para ela. Lembro que exigiu muita concentração.

Blog do Arcanjo – Como era a relação com o elenco com quem você mais contracenava?
Regiane Alves –
Muito boa, adorava trabalhar com a Vera Fischer, conviver com o Tony Ramos foi um aprendizado e tanto de profissionalismo e comprometimento que levei para a minha carreira. As amizades com Giovanna Antonelli, Deborah Secco e o diretor Rogério Gomes entraram para a minha vida.

Blog do Arcanjo – Como foi o retorno do público na época da novela? Muitas pessoas criticavam a personagem?
Regiane Alves –
Por muito tempo ouvi as pessoas dizerem que achavam que eu era igual à personagem ou perguntavam para quem me conhecia se eu era como na novela. Ela é chata? Enjoada?, diziam. Nas ruas as pessoas falavam “Vai perder o Fred para a Capitu” e ao me conhecerem percebiam que eu era bem diferente da Clara.

Blog do Arcanjo – Passados 20 anos da exibição original, as pessoas ainda comentam sobre esse trabalho com você? Clara ficou marcada na lembrança do público, como aconteceu com a Dóris?
Regiane Alves –
Sou mais lembrada pela Dóris e pela Belinha da novela Cabocla, mas lembram muito de mim nessa novela e me pedem para eu voltar com uma vilã bem má… Acho ótimo depois de 20 anos ainda ser lembrada por personagens tão marcantes. Isso é raro numa carreira de atriz e aceito como fruto de um trabalho bem feito.

Blog do Arcanjo – Você costuma comentar bastante sobre as suas personagens que estão no ar nas redes sociais. Se sente mais próxima do público?
Regiane Alves –
Eu estou me divertindo muito comentando as duas novelas na hora em que estão sendo exibidas. É muito legal essa interação com o público. Adoro ler o que escrevem, o que comentam… E é, de fato, um canal direto que eu tenho com os fãs. Isso é muito bom, está sendo ótima a resposta do público.

Blog do Arcanjo – Você se destacou na novela e teve mais sucesso ainda em ‘Mulheres Apaixonadas’. Também esteve em ‘Páginas da Vida’ com outra personagem forte. A quais razões atribui ter tido tanto êxito em novelas do Manoel Carlos? E o que gostaria de comentar sobre a parceria com o autor?
Regiane Alves –
Fiz uma trilogia com o Manoel Carlos! Acho que ele confiou e me deu oportunidade para mostrar o meu trabalho. Nessa carreira a gente sempre precisa de alguém que confie, acredite e nos dê a chance de mostrar o nosso potencial. Me lembro uma vez de ele me dizer que eu era uma atriz que não defendia a personagem e fazia exatamente como estava no papel. Nunca o meu ego entrava na frente, eu nunca questionava as atitudes e ações da personagem, não fazia julgamentos, era aquilo que estava escrito e assim eu executava. Não tive medo de ser julgada. Com o passar dos anos isso fica um pouco mais difícil, confesso. Eu sempre dizia ao Maneco que eu tinha a sensação de que ele ficava atrás da porta, vendo e ouvindo tudo acontecer pelo buraco da fechadura. A forma como ele traduz a alma feminina e seus conflitos é de muita sensibilidade e de grande conhecimento. Eu tenho muito gratidão e saudade.

Colaborou Mariana Meireles, da Comunicação Globo

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. 28/01/2021

    […] Se for isso mesmo que diz o falatório, soaria desnecessário, ainda mais em se tratando da atriz, considerada uma das mais belas de todos os tempos. Vera é uma gata aos 69 anos, do jeito que Deus fez. Não merece tamanhos retoques. A beleza de Vera Fischer está muito além de qualquer Photoshop. E, para retratá-la, qualquer um precisa saber disso muito bem.Afinal, ela não precisa aparentar 30 anos para ser bonita, como se mulher não pudesse envelhecer e continuar bela com quase 70. Vera Fischer é bonita com a idade que tem. E ponto final.Leia também: ‘Era a chata da novela’, diz atriz […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *