40 anos sem Cartola: músicas do gênio da Mangueira ainda são sucesso

Por Miguel Arcanjo Prado

Há 40 anos ficamos sem Cartola, um dos maiores compositores brasileiros, que morreu em 30 de novembro de 1980. Mas, sua música permanece viva e executada por todo o Brasil.

Cantor, compositor, poeta e violonista, ele nasceu no Rio de Janeiro como Angenor de Oliveira e obteve o apelido famoso ainda na juventude, por gostar de usar um chapéu-coco.

Cartola foi um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Em homenagem ao artista, que faz parte da história do samba, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) enviou ao Blog do Arcanjo um levantamento sobre as suas obras musicais do artista.

As Rosas Não Falam e O Mundo É Um Moinho se destacam como as primeiras músicas do ranking das mais gravadas até hoje e das mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública.

Entre os intérpretes que mais escolheram gravar Cartola, a liderança do ranking ficou com o cantor e compositor Elton Medeiros, que morreu em 2019. Logo em seguida, a lista conta com nomes como Ney Matogrosso, Nelson Sargento e Teresa Cristina. 

Cartola tem 149 canções e 109 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, mais de 80% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música destinados a ele foram referentes aos segmentos de Música ao Vivo, Show e TV. 

Os herdeiros continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98), informou o Ecad. 

Ranking das músicas de autoria de Cartola mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)  

PosiçãoMúsicaAutores
1As rosas não falamCartola
2O mundo é um moinhoCartola
3O sol nasceráElton Medeiros/Cartola
4AlvoradaHermínio Bello de Carvalho/Cartola/Carlos Cachaça
5Tive simCartola
6Corra e olhe o céuDalmo Castello/Cartola
7Sala de recepçãoCartola
8AconteceCartola
9Ao amanhecerCartola
10Disfarça e choraDalmo Castello/Cartola
11Peito vazioElton Medeiros/Cartola
12MinhaCartola
13Cordas de açoCartola
14Amor proibidoCartola
15Sim…Cartola/Oswaldo Martins
16Preciso me encontrarCartola
17EnsaboaCartola
18Não quero mais amar a ninguémCartola/Carlos Cachaça/Zé da Zilda
19AutonomiaCartola
20Chega de demandaCartola

Músicas de Cartola mais gravada por outros intérpretes

PosiçãoMúsica
1As rosas não falam
2O mundo é um moinho
3Acontece
4O sol nascerá
5Alvorada
6Cordas de aço
7Tive sim
8Corra e olhe o céu
9Peito vazio
10Disfarça e chora
11Autonomia
12Sim…
13Amor proibido
14Não quero mais amar a ninguém
15Sala de recepção
16Divina dama
17Ensaboa
18Basta de clamares inocência
19Ciência e arte
20Quem me vê sorrindo

Intérpretes que mais gravaram músicas de Cartola

PosiçãoIntérprete
1Elton Medeiros
2Ney Matogrosso
3Nelson Sargento
4Teresa Cristina
5Márcia
6Beth Carvalho
7Leny Andrade
8Eveline
9Paulo Malaguti
10Rita Peixoto
11Soraya Ravenle
12Rose Maia
13Gilson Peranzzetta
14Alcione
15Paulinho da Viola
16Muri Costa
17Zeca Pagodinho
18Álvaro Fernando
19Nelson Gonçalves
20Vanessa Falabella

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Bob Sousa.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *