Porta-voz dos blocos de Carnaval elogia Bolsonaro e causa revolta

Por Miguel Arcanjo Prado

O Carnaval de Rua de São Paulo está em choque. Tudo porque Jorge Vespero Garcia, que é Porta-Voz do Fórum de Blocos, grupo de WhatsApp que reúne cerca de 200 blocos carnavalescos da capital paulista, e dirigente do Bloco Amigos da Vila Mariana, divulgou em suas redes sociais uma foto com o presidente Jair Bolsonaro. Postada neste final de semana, a imagem mostra ambos em clima de amizade.

Na legenda do Instagram, Vespero Garcia escreveu: “Grande pessoa. Humilde, diferente de tudo que a impressa mostra. Almoço, resenha, piadas.. Que tarde agradável! Obrigado presidente Jair Messias Bolsonaro pela recepção! Cavalariaaaaa rs”. Já no Facebook, postou a seguinte legenda: “Almoço com o Presidente da República Jair Bolsonaro. Uma tarde agradável, com muitas risadas e piadas no estilo militar. Deu até saudades do exército! Fui obrigado, obviamente, defender a família cavalaria no meio de 3 artilheiros (presidente e outros 2 generais).”

A fotografia e as palavras elogiosas ao mandatário da Nação deixaram revoltados os integrantes e dirigentes de grande parte dos blocos de Carnaval paulistanos, agremiações que defendem pautas progressistas que costumam ser atacadas pelo presidente. Alguns, inclusive, decidiram deixar o Fórum de Blocos por não concordarem com um porta-voz que posta foto com Bolsonaro e elogia o atual presidente da República.

Em seu perfil no Instagram, Jorge Vespero Garcia se define como “orgulhoso por participar ativamente do crescimento do Carnaval de Rua de SP”. No último Carnaval, ele criticou a folia, apontando “falhas”, em entrevistas concedidas à imprensa.

O que muita gente está se perguntando é o seguinte: Carnaval de rua e Bolsonaro combinam?

Outro lado

Vespero Garcia fez nota para se pronunciar sobre o caso. Leia a seguir:

“Aos amigos aqui do Fórum e aos colegas Carnavalistas de São Paulo: Depois de me explicar para algumas pessoas sobre um post nas minhas redes sociais, que considero pessoal, mas que tomou uma proporção que até me surpreende, parei pra refletir e vejo que o melhor que posso fazer agora é tomar uma atitude que pode fazer bem não só a mim, nesse momento, mas ao povo do Carnaval de Rua, atividade que faz parte da minha vida desde que me entendo por gente. Sendo sempre essa pessoa que sou hoje, participei enquanto Diretor do bloco Amigos da Vila Mariana , de todos os movimentos significativos que buscaram soluções possíveis para o crescimento do Carnaval de Rua de São Paulo. No Manifesto Carnavalista, gestão Haddad, estávamos lá, na batalha. Na gestão Dória, também, como representante da Sociedade Civil. Na gestão Covas, já através deste Forum, estive na briga e digo, com tranquilidade, que sempre estive brigando por cada bloco de São Paulo, não só pelo meu. Mas, enfim, posso ter passado a linha que separa as minhas escolhas pessoais do posicionamento apartidário que sempre primamos no Fórum, e entendo que, por muitas razões que poderiam ser democraticamente discutidas, o fato de ter sido protagonista em muitas falas da Coordenação do grupo, fez com que os acontecimentos recentes me trouxessem até aqui. Em vista disso, e dada as minhas atividades particulares, , anuncio aqui que vou me retirar totalmente da Coordenação, mediação e articulação diretiva deste Fórum,, tornando fato apenas a presença solidária no grupo, do nosso Bloco Amigos da Vila Mariana, que tem dezenas de pessoas envolvidas e batalhadoras pelo Carnaval do nosso bairro, e porque não, da cidade também. Lamento essa série de mal entendidos e sigo aberto para o bom diálogo, sempre a favor do melhor Carnaval de Rua para os Blocos da nossa Cidade.”
Jorge Vespero Garcia

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Bob Sousa.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *