Grooveria mistura MPB e jazz em live com Fernanda Abreu

Por Runan Braz, colaboração para o Blog do Arcanjo

Com versões e arranjos dançantes de músicas da MPB, o Grooveria Electroacústica promete uma tarde de estremecer o som dos espectadores. Neste sábado, dia 26, às 17h, o coletivo musical fará a primeira live no Youtube com uma canja da cantora carioca Fernanda Abreu, ícone da música brasileira.

O encontro festivo comemora o aniversário do criador do coletivo, Tuto Ferraz,  e o lançamento da série Corona Sessions. Eles prometem as principais trilhas durante os 19 anos de trajetória do Grooveria. A partir desta sexta o público ganha nas redes do grupo uma série de quatro volumes de gravações (seis faixas) de arranjos próprios, produzidas pelos músicos em suas casas durante a quarentena. O primeiro volume traz Funky Tamborim, música de Tania Maria.

Com quase 20 anos de caminhada, o coletivo musical paulista já se apresentou em palcos nacionais como SESC e SESI, lançando três produções que fizeram sucesso.  Em 2005, nasceu o primeiro CD, “# 1” , e um dos grandes destaques nas rádios FMs foi a versão de Com Que Roupa, de Noel Rosa.

Cantores conhecidos participaram do disco como Max de Castro, Paula Lima e Rappin’Hood.  Em 2009, o primeiro CD/DVD ao vivo da Grooveria chegou ao top 20 em vendas durante sete semanas, atingindo a 12ª posição na 5ª semana. Um ano depois, na Europa, foi destaque em festivais como Harlem Jazz Club, em Nova York, e Festival de Dia Brasil, em Barcelona.

O musical também comemora o aniversário do baterista e criador do Grooveira, Tuto Ferraz, que faz 54 anos. Além do Grooveria, o baterista, vocalista e arranjador participou de conhecidos programas de TV como Bem Brasil, Programa Livre, Altas Horas, Faustão e Caldeirão do Huck, ao lado de figuras talentosas da música brasileira como Simoninha, Max de Castro, Sandy e Junior, Thalma de Freitas, Seu Jorge e Patricia Coelho. 

Ao lado de Tuto Ferraz (bateria e vocais), atualmente formam o Grooveria Edson Menezes (baixo); Léo Caranga (guitarra e vocais); Álvaro Alves (guitarra); Agenor de Lorenzi (teclados); Thiaguinho Silva (percussão); Doug Boni (tromboni); Paulo Jordão (trompete); Jeferson Rodrigues (sax tenor).     

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *