5º FestKaos de Cubatão aposta no teatro digital para ficar perto do público

Peça Vida de Cão – Coração de Herói está na programação digital do 5º FestKaos de Cubatão – Foto: Ricado Avellar/Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

Por Miguel Arcanjo Prado

Variados temas passarão pelo palco digital do 5º FestKaos, um dos mais importantes festivais de teatro da Baixada Santista, realizado em Cubatão, que se adapta pela primeira vez em versão online entre 2 e 11 de outubro de 2020.

O evento é realizado pelo Teatro do Kaos, dirigido por Lourimar Vieira, tradicional espaço de formação de público e de artistas com apoio da Prefeitura de Cubatão.

As oito peças selecionadas entre 43 espetáculos inscritos passam por drama de refugiados, a tragédia ambiental de Mariana, clássico de William Shakespeare, a história da menina judia Anne Frank, entre outros enfoques.

Uma releitura de três clássicos de Shakespeare embala a montagem carioca Avesso, da Cia CTI – Comunidade Teatral Independente.

N, da Cia Arte-Móvel de Santa Bárbara D’Oeste, está no 5º FestKaos – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

Livremente inspirada na história de Anne Frank, N, da Cia Arte-Móvel de Santa Bárbara D’Oeste, usa da expressão corporal e do teatro de animação e objetos para tratar sobre os refugiados da guerra.

Inspirado na tragédia de Mariana (MG), a paulistana Cia Mundu Rodá encena Vida de Cão – Coração de Herói, que aborda a jornada de um cachorro pelo Rio Doce na busca de reencontrar seus donos.

Avesso, da Cia CTI – Comunidade Teatral Independente, do Rio, está na programação do FestKaos de Cubatão – Foto: Giulian Ola/Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

Por sua vez, um casal da Cidade do Café (Lins) conta e canta a história de seu povo e sua terra em Um Dedo de Prosa, peça do guarujaense Coletivo Allegro.

Músicas e improvisos dão o tom em O Jardim Suspenso ou a Lucidez do Amor Irracional, do paulistano Lucas Sancho.

O palhaço Ritalino, de O Melhor Show do Mundo… Na Minha Opinião – Foto: Jorge Mariano/Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

A risadaria também toma conta com O Melhor Show do Mundo… Na Minha Opinião, do londrinense Tiago Marques como Palhaço Ritalino.

Também de Londrina, os palhaços Batata Doce e Turino ambientam a cultura nórdica em Vikings e o Reino Saqueado.

Por fim, a comédia O Primeiro Milagre, do Nobel de Literatura Dario Fo, estará em cena com Marco Antonio Barreto, de Salvador (BA). Ainda foram elencados quatro espetáculos suplentes.

A comissão de avaliadores para o festival será formada por três mestres em Artes: o diretor teatral Alexandre Mate, o fotógrafo Bob Sousa e o jornalista Miguel Arcanjo Prado, autor deste Blog do Arcanjo.

Ouça o Podcast do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo



Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Sandra Mara Machado Barbosa disse:

    Gostei muito, dessa ideia maravilhosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *