Morre astro de Pantera Negra Chadwick Boseman aos 43 anos

Por Miguel Arcanjo Prado

Morre aos 42 anos o ator Chadwick Boseman, protagonista do filme Pantera Negra. Segundo a AP, ele lutava contra um câncer de cólon nos últimos quatro anos e não resistiu à doença. A morte foi confirmada por sua assessora de imprensa, Nicki Fioravante, à agência de notícias internacional Associated Press (AP). O astro, um dos mais importantes atores negros da contemporaneidade, pode ser visto ainda em Destacamento Blood, filme do cineasta de Spike Lee, lançado em 12 de junho último na Netflix. Ele ainda interpretou ícones negros do quilate de James Brown e Jackie Robinson.

“Chadwick era um verdadeiro guerreiro, que conseguiu superar todas as dificuldades para trazer tantos filmes que o público ao redor do mundo amou tanto. De ‘Marshall’ até ‘Destacamento Blood’, ‘Ma Rainey’s Black Bottom’ e muitos outros. Todos foram gravados no mesmo período em que ele passou por várias sessões de quimioterapia e cirurgias. Foi uma honra poder vê-lo interpretando Rei T’Challa em ‘Pantera Negra’. Chadwick faleceu em sua casa, ao lado da esposa, família e amigos. A família agradece por todo o amor e orações, mas também pede que respeitem sua privacidade nesse momento tão difícil”, anunciou a família do artista.

Chadwick Boseman's Rolling Stone Cover: Best Twitter Reactions | Vogue
Chadwick Boseman em Pantera Negra – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

Trajetória no cinema, teatro e TV

Chadwick Boseman nasceu em 29 de novembro de 1977, em Anderson, Carolina do Sul, onde foi criado. Era filho da enfermeira Carolyn e do operário Leroy Boseman. Boseman se formou em T. L. Hanna High School em 1995. Em seu primeiro ano, ele escreveu sua primeira peça, Crossroads, e encenou na escola depois que um colega de classe foi baleado e morto. Ele estudou na Universidade Howard em Washington, D.C., formando-se em 2000 bacharel em artes plásticas e direção.

Teve como mentora universitária Phylicia Rashad, que fez campanha para que Boseman e alguns colegas fizessem o intercâmbio Oxford Mid-Summer, Programa da British American Drama Academy em Londres, ao qual foram aceitos. O sonho de Boseman era escrever e dirigir, e inicialmente começou a estudar a atuação para aprender a se relacionar com atores.

De volta aos EUA, se formou na Academia Digital de Cinema de Nova York (British American Dramatic Academy). No começo da carreira, morou no Brooklyn e trabalhou como instrutor de drama no Schomburg Junior Scholars Program, alojado no Centro Schomburg de Pesquisa em Cultura Negra, no bairro do Harlem, Nova York. Em 2008, mudou-se para Los Angeles para prosseguir a carreira de ator de cinema.

Boseman obteve seu primeiro papel na TV em 2003, em um episódio de Third Watch. Seu trabalho inicial incluiu episódios da série Law & Order, CSI: NY e ER. Ele também continuou a escrever peças, com seu roteiro para Deep Azure realizado na Congo Square Theatre Company, em Chicago, Illinois e foi nomeado para o Prêmio Joseph Jefferson de 2006 para trabalhos inéditos. Em 2008, participou da série de televisão Lincoln Heights e apareceu em seu primeiro longa-metragem, The Express. Ele conseguiu um papel regular em 2010 em outra série de televisão, Persons Unknown.

Anderson's Boseman is brilliant as Thurgood Marshall
Chadwick Boseman em Marshall – Foto: Divulgação

Boseman desempenhou seu primeiro papel principal no 2013 filme 42, em que ele retratou o pioneiro do basebol e estrela Jackie Robinson. Ele estava dirigindo uma peça off-Broadway em East Village quando fez uma audição para o papel. Ele considerou desistir de atuar e prosseguir dirigindo em tempo integral na época. Cerca de 25 outros atores haviam sido seriamente considerados para o papel, mas o diretor Brian Helgeland gostou da bravura de Boseman e lançou-o depois que ele fez uma audição duas vezes. Em 2013, Boseman também estrelou o filme indie The Kill Hole, que foi lançado nos cinemas algumas semanas antes de 42.

Em 2014, Boseman apareceu junto a Kevin Costner em Draft Day, no qual ele jogou uma perspectiva preliminar da NFL. Mais tarde naquele ano, ele estrelou como James Brown em Get on Up. Em 2016, ele estrelou como Tot, uma divindade da mitologia egípcia, em Deuses do Egito. No mesmo ano, apareceu pela primeira vez como Pantera Negra em Capitão América, Guerra Civil. Em 2017, outro grande personagem: Thurgood Marsahll, em Marshall.

Mas, a grande oportunidade de tornar-se um astro mundialmente conhecido veio em 2018, ao protaonizar Pantera Negra, como o príncipe T’Challa, o Pantera Negra. Depois, voltou com o mesmo personagem nos filmes Vingadores, de 2018, e Vingadores, Ultimato, de 2019. Seu último filme foi Da 5 Bloods, de Spike Lee, deste ano.

The Stars of 'Black Panther' Waited a Lifetime for This Moment | Black  panther, Chadwick boseman, Black panther marvel
Chadwick Boseman (1977-2020) – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

Siga @miguel.arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *